• Torne-se associado da ASPEA
  • Ajude a reforçar o papel da Educação Ambiental.

ASPEA participou nas XIII Jornadas do Ambiente do município de Lousada

Categoria: Noticias Criado em terça, 22 novembro 2016, 10:24

O evento deabteu sobre os recursos naturais como fator de desenvolvimento regional

Jornadas Lousada

Dois membros da direção da ASPEA estiveram presentes nas XIII Jornadas do Ambiente do município de Lousada, que decorreram no dia 11 de novembro. Estas Jornadas tiveram como tema “Capital Natural: os recursos naturais como fator de desenvolvimento regional”, explorando e debatendo as potencialidades de um conjunto de bens e serviços fornecidos pelos recursos naturais, como o solo, água, ar, paisagem e biodiversidade, no desenvolvimento regional e local.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, apresentou uma comunicação no painel “Educar para preservar”, fazendo um enquadramento dos principais projetos da associação e do potencial da Quinta Ecológica da Moita (QEM), em Aveiro, para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental. Este projeto resulta de uma parceria entre a ASPEA e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, com vista à dinamização de atividades de Educação Ambiental, suportadas por um programa pedagógico anual.

A QEM é um excelente exemplo de uma área natural/florestal na periferia da cidade de Aveiro. É um espaço importante do ponto de vista ecológico com um forte papel de manutenção e refúgio de uma biodiversidade que interessa a todos preservar. A quinta é constituída por zonas de lazer, terrenos agrícolas e mata de uma biodiversidade com grande potencial para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, nas diferentes áreas curriculares.

Este espaço disponibiliza, entre outras atividades, "UM DIA NA QUINTA", onde todos poderão beneficiar de aprendizagens significativas e integradoras; promove o gosto pela natureza; proporcionando atividades de agricultura biológica e permacultura; apoia a investigações sobre espécies autóctones e outras de interesse ecológico.

David Ramos Silva apresentou outra comunicação sobre “Emprego Jovem e Economia Verde”, abordando o enquadramento, metodologia e resultados concretizados no âmbito do projecto JEVE – Jovens para o Empreendedorismo Verde e Empregabilidade, onde a ASPEA foi parceira e responsável pelos conteúdos e dinâmicas formativas sobre a economia verde e circular.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, destacou que “a parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade de Aveiro, que tem cerca de dois anos, foi uma opção muito acertada, pois tem permitido imprimir uma forte dinâmica na área do ambiente.” Foi, ainda, anunciado que 2017 será o Ano Municipal do Ambiente e da Biodiversidade, acrescentando o presidente da Câmara que “é importante que a comunidade Lousadense seja mobilizada e envolvida para esta causa comum”.

O Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, apresentou a estratégia Municipal para o Ambiente, com o mote “Lousada, na rota da sustentabilidade”. A estratégia tem como base a educação ambiental e divulgação científica, programa de envolvimento social, investigação e conservação da biodiversidade, ações infraestruturais e agenda de sustentabilidade interna.

O Vereador do Ambiente teve ainda a oportunidade de destacar a criação do centro de Educação Ambiental da Casa das Videiras e a implementação do projeto Lousada 100% LED (Iluminação Pública).