Conhecer

Categoria: Uncategorised Criado em quarta, 24 junho 2015, 20:55
aspeaprojetorios
Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.
 
A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral.
 
Com uma postura inovadora de voluntariado ambiental, o Projeto Rios implementa iniciativas no âmbito da responsabilidade socioambiental, da gestão dos recursos naturais, dos resíduos e da biodiversidade relacionadas com a gestão da água, para além de promover a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente através da adoção de um troço de 500m de um rio ou ribeira.
 
Actualmente estão envolvidas na implementação do Projeto Rios no território nacional diversas entidades institucionais (câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, associações, organizações não-governamentais, institutos e centros de investigação), empresas e a população em geral.
 
hist
O Projecte Rius foi lançado na Catalunha pela “Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya” em 1997 e, desde então, tem-se revelado um sucesso. Atualmente, em Espanha, o PR, com mais de 15 anos de experiência, desenvolve as suas atividades de voluntariado, abrangendo mais de 1000 grupos em cinco Comunidades Autónomas: Associació Habitats, na Catalunha; ADEGA, na Galiza; Xúquer Viu, na comunidade de Valência; CIMA, na Cantábria e Territórios Vivos, em Madrid.
 
redePR
Através de um protocolo de adoção estabelecido entre a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a “Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya”, a rede do projeto estende-se ao território português em 2006, tendo o projeto sido adaptado ao contexto nacional pelas seguintes entidades: ASPEA, Associação de Professores de Geografia (APG); Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Com a reestruturação do projeto, a coordenação ficou a cargo exclusivo da ASPEA.
 
organigrama
A implementação do Projeto Rios é coordenada por uma direção técnica, constituída por um coordenador nacional e dois técnicos de apoio, que colabora com os monitores no apoio prestado aos grupos nas atividades desenvolvidas no terreno (saídas de campo e ações de melhoria e de divulgação). Os grupos, por sua vez, deverão ser constituídos por um responsável, um técnico de apoio, um mecenas e pelos restantes participantes, perfazendo um mínimo de quatro pessoas.
 
organigrama
Todos os agentes sociais podem inscrever-se e participar ativamente no PR, desde escolas, associações, empresas, autarquias, grupos de escuteiros, lares da terceira idade, grupos de amigos e famílias. Atualmente, a maioria dos grupos inscritos são instituições educativas, desde o ensino infantil até ao universitário.
 
O estabelecimento de parcerias com autarquias locais ou com empresas é benéfico pela oportunidade de estabelecer sinergias de interesse à concretização de projetos de desenvolvimento regional, concretizando a Agenda 21 e o “pensar global, atuar local”, a Carta da Terra, a DQA e a Lei da Água.
 
objetivos
 
Pela metodologia que utiliza, o projeto pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global e da qualidade das populações.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com o Projeto Rios, está-se a dinamizar uma rede de grupos a nível nacional, monitores, parceiros e voluntários que, em conjunto, visam a promoção, conservação e adoção de diferentes troços de rios dos 120.000 Km de linhas de água do país.
 
O Projeto conta desde 2005 em Portugal com: 310 grupos inscritos de 100 municípios;155 Km de rios adotados em 20 distritos; 8.500 participantes e mais de 45.000 pessoas envolvidas em atividades; 600 professores; 340 monitores do Projeto Rios em 20 cursos de formação.
Realizaram-se inúmeras atividades onde se destacam as palestras pelo país, acompanhamento de saídas de campo, formação de monitores, o Encontro Nacional do Projeto Rios, a Ação de Rios de Portugal em Movimentos onde se realizaram varias atividades de divulgação e melhoria dos rios adotados com envolvimento ativo de cidadãos.
 
 
 
Documento de apresentação do Projeto Rios:
 

 logoesaf gpa selo vencedores pt 04

 


Pelo sucesso da sua implementação foi reconhecido por vários Galardões e Prémios onde se destaca: 2010 -Dragona Ibérica atribuída, pela Fundação Nova Cultura do Água; 2012 - ies+ Porto atribuída pelo Instituto em Empreendedorismo social; 2012 - Menção Honrosa do Prémio Nacional de Ambiente "Fernando Pereira", atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA); 2013 prémio vencedor do Green Project Awards "CATEGORIA INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO SIC NOTÍCIAS";
Pretende-se contribuir para um mundo melhor, formar novas mentalidades, indutoras de comportamentos favoráveis ao desenvolvimento sustentado, quer da população em geral quer das autoridades de decisão política, para a melhoria das zonas ribeirinhas e, assim, cooperar para a concretização dos princípios dos direitos do Homem.
Conheça todas as iniciativas do Projeto Rios e venha ajudar a melhorar a qualidade dos nossos rios em Portugal.

projRiosImag1projRiosimag2projRiosimag3

Contacte-nos:
Pavilhão da Água | Parque da Cidade | Estrada da Circunvalação, 15443 | 4100-183 Porto
Porto Design Factory | ...

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 537
4200 - 072 Porto
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.