VAMOS CUIDAR DO PLANETA

Categoria: Internacional Criado em sexta, 02 outubro 2015, 18:39

Conferência Europeia de Jovens pelo Ambiente "Vamos Cuidar do Planeta"

http://confint.wix.com/vamoscuidardoplaneta 

VamosMuPlanet

O projeto Vamos cuidar do Planeta! e o seu processo até as conferências tem como objetivo ter em conta e valorizar a opinião dos jovens. Reconhece a sua capacidade de assumir responsabilidades individuais e coletivas e de aplicar ações locais adaptadas aos desafios mundiais. Permite aos jovens que participem em intercâmbios interculturais na Europa sobre desenvolvimento sustentável em diferentes regiões, entre diferentes nações e com diferentes atores (stakeholders). Desenvolve os conhecimentos e as competências dos jovens em questões de responsabilidade social e ambiental e fortalecer a sua capacidade de atuação.

Os intercâmbios centram-se quer no conhecimento do outro e do seu ambiente, quer na compreensão dos retos da Educação Ambiental.
Pode-se dizer que é uma ação, de várias fases sucessivas, em forma de processo:

  •  Pedagógico que aprofunda os conceitos e os valores sobre cidadania, ambiente, democracia e participação.
  •  Educativo, ambiental que vai à procura do compromisso e da responsabilidade dos jovens face à crise ambiental do nosso planeta.
  •  Interativo entre jovens de diferentes idades e de distintas regiões e países que aprendem e atuam juntos com um fim comum: cuidar do planeta.
  •  Uma campanha pedagógica que aproxima a dimensão da política ambiental à educação. Interação que está presente na educação ambiental desde as suas origens e que, poucas vezes, se tem visto integrada intencionalmente nas suas propostas e programas.

O objetivo deste processo é o fomento nas escolas, de conferências de jovens sobre o ambiente, tentando envolver também a comunidade educativa para a discussão e o planeamento de problemáticas locais e propor ações para atingi-las. Uma ideia simples que trouxe interessantes contributos:

  • A celebração de uma conferência - um evento que inclui momentos de debate, de troca de ideias e reflexões e de tomadas de decisão sobre diferentes tópicos. Isto significa que a comunidade educativa tem de observar os problemas mais urgentes e tem de decidir sobre o que é possível nas escolas e na comunidade.
  • Eleição de representantes com a responsabilidade de levar à frente as propostas discutidas e definidas.

O Projeto Vamos cuidar do Planeta! desenvolve-se a cinco níveis: as Conferências escolares e regionais, as conferências nacionais, a conferência europeia e a internacional.
À exceção da conferência escolar, nos níveis seguintes, as conferências são realizadas entre jovens representantes do seu nível anterior. As coordenações nacionais ou internacionais darão apoio nestes processos.
No projeto participam aproximadamente 15 países: Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Geórgia, Grécia, Itália, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, República Checa, Romania, Rússia, Suécia e Turquia