Os Jovens querem agir!

Delphine Astier, colaboradora da associação Monde Puriel, conferenciou, no ultimo dia das XXII Jornadas Pedagógicas para a Educação Ambiental participando na rede "Vamos Cuidar do Planeta".

Em primeiro lugar, Delphine começou por apresentar o projeto "Let´s Take Care of The planet" e a sua origem como sendo inspirado na conferência internacional de jovens que ocorreu em Junho de 2010 em Brasília, capital do Brasil. O projeto é dirigido aos jovens e está divido em diferentes partes, começando na escola, onde os alunos devem identificar os maiores problemas ambientais da sua localidade, assim como as suas causas, consequências, e ações para puderem resolvê-los. Após esta fase de debates, alguns alunos são selecionados para conferências nacionais, e por vezes internacionais. Através deste método pretende-se cumprir a metodologia do projeto, que é conhecer e debater.

Esta iniciativa culmina numa conferência europeia de jovens em Bruxelas, que no último ano se realizou nos dias 19 a 23 de maio, reunindo 69 jovens de 14 países diferentes, com 15 facilitadores e 25 adultos.

Delphine Astier durante as XXII Jornadas Pedagógicas em Educação Ambiental

O projeto tem princípios fáceis e simples, como, os jovens elegem jovens (todos os delegados participantes são elegidos por colegas), jovens educam jovens (as oficinas e workshops são dinamizadas por facilitadores jovens), uma geração aprende com a outra, sendo que não existe um conhecimento vertical. No entanto, o principio fundamental é responsabilidade, aliás este é o conceito centro do projeto.

O principal objetivo da conferência foi a criação de uma carta das Corresponsabilidades, semelhante àquela que foi criada na conferência internacional de Brasília, onde os jovens se comprometiam a agir.

Seguindo a lenda, quando esta carta de 2010 foi oferecida ao então presidente do Brasil, Lula da Silva, este chorou, visto que ficou muito surpreendido com a atitude dos jovens, que não lhe pediram para fazer algo mas quiseram eles próprios agir.

Outro principio muito forte deste projeto é a Educomunicação. Delphine mostrou alguns dos trabalhos realizados na conferência europeia sobre este mesmo tema, como por exemplo vídeos, posters, artigos e entrevistas.

Algumas das atividades deste evento foram uma visita ao parlamento europeu, encontro com especialistas, simulação de negociações sobre alterações climáticas, Youth Reporter Agency e Flash Mob na praça em frente ao parlamento Europeu.

Após a partilha de Delphine, teve lugar um momento de perguntas e respostas moderado por Francisco Teixeira(APA).

"Quanto mais poder e conhecimento uma pessoa tenha, maior é a sua responsabilidade." Esta foi uma das mensagens de Delphine nestas Jornadas Pedagógicas em Viseu.


Texto: Ana Sofia Henriques e Beatriz Jorge

jasa kirim mobil