situs togel resmi

Agência Jovem de Notícias agora em Portugal

Durante as XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental a ASPEA inaugurou parceria com a ONG brasileira Viração Educomunicação, lançando em Portugal o projeto Agência Jovem de Notícias, que forma repórteres jovens para serem sujeitos ativos em temáticas relevantes para a sua geração.

 

Em Portugal a ASPEA planeia núcleos de jovens repórteres portugueses que possam acompanhar as atividades da Associação, reportando e aprendendo sobre meio ambiente e sustentabilidade. Veja abaixo matéria publicada no site oficial da Agência Jovem de Notícias sobre essa parceria:

"Entusiasmo. É o que melhor exprime o sentimento de Ana Sofia Henriques, Andreia Reis, Beatriz Jorge, Catarina Soares e Paulo Cardoso, estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universidade, que estão participando do primeiro núcleo da Agência Jovem de Notícias em Portugal. Com foco em Educação Ambiental, o núcleo é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Aspea) em parceira com a Viração.

A primeira experiência da galera foi durante a XXII Jornadas Pedagógicas Ambientais, realizadas entre 8 e 10 de abril na cidade de Viseu, que pelo segundo ano consecutivo ostenta o título de “Melhor cidade para se viver”, de acordo com pesquisa feita pela Deco, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Com a ajuda dos educomunicadores Laura Munera (Aspea), Evelyn Araripe e Paulo Lima (ambos da Viração), o grupo mandou bem na cobertura educomunicativa do evento, produzindo jornal mural, intervenções artísticas, artigos, entrevistas e vídeo. Toda a produção midiática foi parar no site e ganhou o mundo das redes sociais.

Catarina, de 13 anos, foi além. Ela chegou a participar da mesa de um grupo de trabalho. “Tive a honra de apresentar um trabalho da minha autoria onde dei a minha opinião quanto à Educação Ambiental. Apresentei a forma como eu imagino que deve ser transmitida aos jovens a temática ambiental e que conselhos lhes devemos dar, a relação entre o homem e o meio ambiente, atividades e ações que ajudam o planeta, entre outros assuntos”, conta Catarina.

Ela também fez sugestões: “nós, jovens, gostaríamos de ver documentários sobre a natureza que depois possam ser falados nas aulas, irmos mais a campo, realizarmos trabalhos de consciencialização ambiental”.

A Viração contribuiu ainda com oficinas sobre Educomunicação ministradas pelo seu diretor executivo Paulo Lima. Ao final dos workshops, professores e pesquisadores de Educação Ambiental produziram memes sobre alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O presidente da Aspea, Joaquim Pinto, destaca o trabalho realizado pela Agência Jovem de Notícias como um dos pontos muito bem avaliados do encontro: “o envolvimento dos jovens por meio da cobertura educomunicativa foi bem conseguido. Queria parabenizá-los pelo compromisso e a forma criativa como participaram nas jornadas.”

E já vem mais cobertura educomunicativa pela frente, avisa Joaquim. “Por meio do projeto ‘O Clima é connosco’, vamos ter um conjunto de atividades por diversas cidades do País, nas quais vamos também convidar o grupo da Agência Jovem de Noticias para acompanhar algumas dessas atividades como ‘De comboio pelo Clima’. A ideia é sensibilizar as pessoas para o uso de transportes públicos, fazendo manifestações artisticas, palestras, ações de conhecimento e jogos de simulação sobre o tema.”

Texto: Paulo Lima, da Viração Educomunicação

jasa kirim mobil