Encontro na Murtosa - ”My Observatory from Rivers to Oceans – MyO_R2O”

esta
Sensibilizar os jovens para a importância e gosto pelo conhecimento das questões relacionadas com os oceanos e rios é uma tarefa por vezes um pouco difícil.
 
Assim, no âmbito do projeto ”My Observatory from Rivers to Oceans – MyO_R2O”, que visa desenvolver nos jovens o incremento da literacia do oceanos, foi realizada a 6ª etapa na vila mais plana de Portugal, a Murtosa. O intercâmbio entre as escolas germinadas do Agrupamento de Escolas da Murtosa (Aveiro) e a Escola Secundária de Viriato (Viseu) realizou-se no dia 12 de maio. 
Na parte da manhã os alunos das duas escolas ficaram a conhecer o Museu Municipal COMUR, que é dedicado à história daquela comunidade e cujas instalações pertenciam à fábrica de Conservas da Murtosa (a enguia ainda hoje é a imagem de marca da vila). Antes do almoço os alunos tiveram oportunidade de andar de bicicleta ao longo do cais da Ribeira de Pardelhas onde puderam vislumbrar a formosa Ria de Aveiro, o dique da Murtosa e na outra margem, a Torreira. Despois de percorridos cerca de 8 km, o almoço teve lugar na escola Básica da Torreira. Em seguida os alunos deram um saltinho até à praia, que fica localizada a menos de 100 m da escola! A energia e calma que o mar transmite permitiram recuperar forças para os alunos que iriam fazer a viagem de regresso até Viseu. O dia foi intenso, diferente e sem dúvida que o intercâmbio permitiu sensibilizar os alunos para a importância dos oceanos e rios nos ecossistemas e nas vidas cotidianas. 
 
DSCF6537 DSCF6579
jasa kirim mobil