• Torne-se associado da ASPEA
  • Ajude a reforçar o papel da Educação Ambiental.

Sustentabilidade dentro de Oficinas

Categoria: Noticias Criado em segunda, 03 abril 2017, 11:42

O segundo dia de Jornadas arrancou com diferentes oficinas e visitas de studo práticas.

 

A oficina sobre hortas comunitárias, se realizou na Horta Pedagógica da Câmara Municipal de Guimarães e foi dinamizada por Hugo Torrinha (CMG), António Assunção (empresário de camélias de Guimarães) e Rita Barbedo (ASPEA) permitiram aos participantes refletirem um pouco sobre a importância das hortas pedagógicas/ comunitárias e todo o processo que envolve as mesmas. Algumas das razões atribuídas a esta importância foram no âmbito da preocupação que muitas pessoas têm relativamente aos alimentos que ingerem, assim como a ligação á terra que pode ser estabelecida através de uma horta, por outro lado existem algumas questões socias que motivam as pessoas a cuidar da sua própria horta, como por exemplo a possibilidade de ter alguns momentos longe de tecnologias para apenas estar com os amigos a cultivar a sua própria comida.
Conceitos como agricultura sustentável, agricultura ecológica, biodinâmica e permacultura foram também abordados no sentido de dar a conhecer aos participantes a forma como funcionam.


A oficina resultou também numa visita guiada á Horta Pedagógica de Guimarães, que é constituída por espaços agrícolas pertencentes á Câmara Municipal de Guimarães, que são alugados por munícipes por apenas um euro por mês, cada canteiro de 50 metros quadrados.
Este mesmo local foi também palco de outra das oficinas, com o tema “Intervenção Paisagística”, dinamizada por Jorge Fernandes(CMG) e Rita Salgado (CMG) que permitiu também uma visita aos espaços da horta e também a plantação de uma espécie autóctone ribeirinha, o freixo.
Uma das oficinas que teve lugar no centro cultural foi sobre “Ilustração Científica”, dinamizada por Maria Romão Ferreira (Universidade de Aveiro), e ajudou os participantes a desenvolver as suas técnicas de ilustração de elementos científicos. A oficina "Salvo este ou salvo aquele? Dilemas do conservacionismo, foi dinamizada pelo Professor António Almeida.

Durante as jornadas também foi dinamizada por Laura González (ASPEA) a oficina "Abordagens multisensoriais em Educação Ambiental", onde os participantes, em forma de partilha de experiências, criaram um conjunto de atividades práticas para o trabalho da Educação AMbiental através dos sentidos.

 

 

 

Texto: Sofia Henriques e Paulo Cardoso