Mais de 250 novos monitores do Projeto Rios em 2018

banner 250 monitores PR

O Projeto Rios (PR), coordenado a nível nacional pela Associação Portuguesa e Educação Ambiental (ASPEA), formou, este ano, mais de 250 monitores em Portugal continental e na Ilha dos Açores.

Estes cursos têm como propósito dotar os participantes com competências para realizar saídas de campo, no âmbito das monitorizações do PR, apresentando-lhe os materiais usados, enquanto auxiliares pedagógicos nas saídas de campo, bem como as ferramentas e a sua forma de utilização aquando das monitorizações. Estes Curso incitam, também, a capacidade e conhecimentos suficientes à conceção e programação de planos de acção para a adoção de troços de rios e ribeiras.

Destinados a técnicos, professores, profissionais em Educação Ambiental e coordenadores de grupos do PR que pretendam adotar ou auxiliar grupos na monitorização de um troço de rio ou ribeira, estes cursos assumem-se como uma óptima forma de alargar o número de troços monitorizados contribuindo assim, para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.

Para Nuno Pinto, coordenador Nacional do Projeto Rios, estes números revelam que o nível de conscientização da sociedade civil, acerca da sua participação no que a vigilância e conservação dos nossos Rios diz respeito, pode estar a aumentar indicando que o paradigma da consciencialização cidadã está a evoluir.

O Projeto Rios é um projeto que, recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, de fácil aplicação e desenvolvimento, visa a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados.