Encontros de Mar

Categoria: Realizados
Criado em quinta, 01 outubro 2015, 16:33

 

emar

 

Encontros de Mar é um projeto de educação ambiental e de literacia do oceano que envolve as comunidades educativas na divulgação do conhecimento sobre o oceano e zonas costeiras.
Escolas de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores organizam eventos "Encontros de Mar" para debater, partilhar informação e experiências, e contribuir para uma maior e melhor compreensão da influência do oceano sobre as nossas vidas e do impacte das pessoas sobre os oceanos.


Duração: Janeiro 2015 a Setembro 2015.
Site do Projeto: http://encontrosdemar.wixsite.com/encontrosdemar 

 

OBJETIVOS DO PROJETO


• Mobilizar as escolas para ações de cidadania através da organização de eventos sobre o mar;
• Aumentar a literacia dos oceanos dos jovens portugueses;
• Desenvolver nos alunos o espírito científico e capacidades de autonomia e orientação para a resolução de problemas;
• Facilitar o debate de ideias e a tomada de decisões, destacando a responsabilidade de cada um de nós nos processos de mudança pessoal e social.
• Promover o intercâmbio entre escolas do interior e do litoral e suscitar a reflexão sobre a necessidade de abordagens integradas de gestão do contínuo fluvio-marítimo.

ATIVIDADES


• Ações junto da comunidade educativa (palestras, oficinas, encontros de trabalho) envolvendo docentes, alunos, pessoal não docente, associações locais, municípios, etc., com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o oceano e zonas costeiras, e de preparação dos eventos. Contacto estreito entre especialistas, técnicos, professores e educadores e alunos participantes.
• Encontros virtuais inter-escolas, de intercâmbio de ideias e de trabalho conjunto.
• Formação de professores. Enquadramento de professores do projeto, e envolvimento de docentes de todas as áreas curriculares, nos Encontros de Mar, de forma integrada e transversal.
• Eventos sobre o mar, a organizar pelas escolas participantes em parceria com a equipa do projeto.
• Divulgação das ações do projeto na comunicação social, redes socias e congressos.

ESCOLAS PARTICIPANTES


Escolas do ensino secundário (Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira geminado com o Agrupamento de Escolas de Monção; Agrupamento de Escolas de Aveiro geminado com a Escola Secundária de Viriato (Viseu); Escola Secundária Gago Coutinho (Alverca, Vila Franca de Xira) geminada com a Escola Secundária Doutor Ginestal Machado (Santarém); Agrupamento de Escolas da Ericeira (Mafra); Escola Profissional da Horta (Cursos Nível III).

PROMORIVER

Categoria: Realizados
Criado em quinta, 01 outubro 2015, 16:24

imag1O Projecto PromoRiver é um projecto internacional, desenvolvido pela ASPEA e patrocinado pela União Europeia Lifelong Learning Program, que prevê promover o emprego e o desenvolvimento local através da utilização sustentável dos rios. O projecto está a ser desenvolvido em 5 países europeus: Portugal, Itália, Grécia, República Checa e Turquia. Dará a formadores e formandos a oportunidade de obter em primeira mão experiência daquilo que se faz em vários países europeus sobre o tema dos rios, de reflectir sobre a formação, o valor social e a eficácia de trabalhar num contexto multicultural. Prevê-se o desenvolvimento de novas parcerias a nível local, regional e nacional, em que o projecto será desenvolvido por cada um dos parceiros.

O projecto foi iniciado em Setembro 2013. A primeira reunião decorreu no Porto entre os dias 20 e 23 de Novembro 2013, onde o projecto foi discutido entre os parceiros, apresentando os requisitos para cada parceiro, incluindo a criação de actividades ligadas aos rios e recolha de estudos de caso.
Os estudos de caso visam mostrar eventos e actividades que promovem a sustentabilidade e o uso de rios a nível local. A reunião no Porto acabou com a primeira actividade do PromoRiver, uma plantação de árvores nas margens do Rio Tinto para melhorar a fauna e o contacto ribeirinho com um exemplo de boa-prática na restauração de um rio. A actividade foi organizada em parceria com o Projeto Rios e outros parceiros locais, nomeadamente Quercus e Águas do Porto. Estiveram presentes os parceiros da Grécia, Portugal e Républica Checa, que participaram com muito gosto e foram plantados no total mais de 100 árvores.
A segunda reunião foi na Grécia, no dia 2 a 6 de Maio, organizada pela ONG Varosi Edessa. Para além de se ter feito a avaliação de progresso do projecto, as actividades realizadas durante esta reunião incluíram uma exposição de arte e fotografia com o tema “Rios – parte da nossa vida”.

imag2 promoriver A ASPEA tem desenvolvido acções no âmbito do projecto PromoRiver, nomeadamente acções de reabilitação da Quinta Ecológica da Moita, em Aveiro, com o objectivo de reabilitar os cursos de água da Quinta através de limpeza das linhas de água, plantação de árvores ribeirinhas e de construção de passadiços nos trilhos da mata. Nas actividades houve participação de voluntários de várias instituições, incluindo participantes da Escola Profissional de Aveiro.
Outras actividades previstas incluem uma saída de monitorização para o Rio Trancão, outrora conhecido pelo “Rio mais poluído de Europa”. A saída utilizará a metodologia do Projeto Rios para analisar a qualidade da água, verificando-se que as acções de melhoria implementadas no rio depois da EXPO ’98 alteraram de facto o estatuo deste rio lisboeta. Para além de analisar o rio, a saída irá promover a importância dos rios para a cultura, ambiente e indústria.
O projecto PromoRiver continuará até Julho de 2015 estando previstas várias actividades, incluindo uma ação de limpeza do Rio Trancão e a criação de brochuras que ajudarão os jovens no desenvolvimento de actividades ligadas ao rio.

Clique aqui para visualizar o site

Clique aqui para visualisar o Booklet

 

Connecting minds, creating the future for the oceans

Categoria: Realizados
Criado em sexta, 13 novembro 2015, 11:58

MIA - Mundo Invisível da Água

Categoria: Realizados
Criado em sexta, 02 outubro 2015, 10:07

MIA - “Revelando o Mundo Invisível da Água / Unraveling the Invisible Water World”

MIA parceiros2 300x120

O projeto MIA – revelando o Mundo Invisível da Água propõe aumentar a literacia oceânica através de uma melhor compreensão dos fenómenos associados às alterações climáticas, trabalhando de forma artística o tópico da ecologia do plâncton e da sua vulnerabilidade nos sistemas marinhos/costeiros. Este projeto é desenvolvido no âmbito do programa de Gestão Integrada das Águas Marinhas e costeiras (Sensibilização Pública), financiando através dos EEA grants e tendo como objectivo promover campanhas de sensibilização através do desenvolvimento de eventos locais em Escolas do Ensino Básico e Secundário, e atividades de promoção e aumento do nível de literacia dos oceanos entre as camadas jovens da população.

 
Os seres microscópicos são facilmente esquecidos nas ações de sensibilização, apesar de essenciais para a compreensão da dinâmica ecológica dos sistemas aquáticos.
 
A estratégia do projeto passa pela integração da ciência com as artes (música, desenho, animação/cinema, dança e teatro) em ações de educação ambiental, explorando os sentidos como estímulo à inteligência emocional e, assim, garantindo que a mensagem científica/ambiental é assimilada de forma mais emotiva pelos cidadãos, para uma sensibilização mais efetiva da população ativa presente e futura (através das crianças).
 
O projeto MIA tem uma equipa multidisciplinar (agregando cientistas, professores e profissionais da vertente artística) e abrange diversas escolas distribuídas pelo país. O público-alvo principal inclui as crianças dos ensinos pré-escolar, básico e secundário, implicando diferentes abordagens, mediante a faixa etária. No entanto, ações para a sociedade em geral serão também efetuadas.
 
Duração: outubro de 2015 a novembro de 2016
 
Resultados esperados:
•  Criação do site MIA e aplicação interativa
•  20 palestras com cientistas
•  60 oficinas (ciência; criação artística (desenho, pintura, escultura, teatro/dança); música e construção musical; multimédia/animação/cinema)
•  1 concurso de artes plásticas
•  1 exposição de artes plásticas
•  1 concurso de música infantojuvenil
•  1 festival de música infantojuvenil
•  1 minifestival de animação/cinema
•  Material de divulgação (site, CD+livro digitais, panfletos, filmes, animação)
•  20 a 50% das ações acima descritas são abertas à comunidade
 
Se quiser saber mais informações ou participar neste projeto, contacte-nos.

MyO_R2O

Categoria: Realizados
Criado em sexta, 02 outubro 2015, 10:10

Logo eeagrants

logo 2

 

 

PROGRAMA EEAGrants – Literacia do Oceano

REGIME DE PEQUENA SUBVENÇÃO – Sensibilização Pública

 

O programa de financiamento REGIME DE PEQUENA SUBVENÇÃO – Sensibilização Pública foi criado para apoiar iniciativas de incremento da literacia do oceano, e é gerido pela Direção Geral da Política do Mar. Este programa tem como objectivo promover campanhas de sensibilização através do desenvolvimento de eventos locais em Escolas do Ensino Básico e Secundário, e actividades de promoção e aumento do nível de literacia dos oceanos entre as camadas jovens da população.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) candidatou-se a este programa numa parceria que contará com a parceria de 4 escolas e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Designação do projecto: ”My Observatory from Rivers to Oceans – MyO_R2O”

Duração: Setembro 2015 a Julho 2016.

Site do Projeto: myobservatory.wix.com/myo-r2o

 

Qual a ideia do projecto?

Partindo da necessidade de abordar as problemáticas que afectam os oceanos de forma integrada, este projecto pretende demonstrar o papel da participação pública coordenada na monitorização e gestão do continuum rio-mar.

Pretende-se ligar jovens, escolas, rios e mar através de uma rede de recolha de informação relevante sobre os rios, as zonas costeiras e o oceano, usando a internet, os aplicativos móveis e os Sistemas de Informação Geográfica como ferramentas.

Através de um conjunto de acções inovadoras e de promoção da literacia dos oceanos, dirigidas particularmente a alunos do 3.º ciclo e secundário, mas com integração da população em geral, MyO_R2O irá ligar escolas próximas a rios a escolas próximas ao mar usando ferramentas tecnológicas, e estimulando a troca de informação e de percepções.

 

Actividades do projecto

Actividade Data Descrição
1 – Contacto com escolas    Set/Out 2015 Lançamento do projecto.
2 – My Observatory Out/Nov 2015 Desenvolvimento e operacionalização das ferramentas digitais de monitorização – MyO_R2O – My Observatory from rivers to ocean.
3 – Oficinas nas escolas Nov2015 a Mar 2016 Oficinas de aprendizagem para a utilização do MyO_R2O e de demonstração de soluções inovadoras para problemáticas ambientais dos ecossistemas costeiros e marinhos.
4 – Saídas de Campo Nov 2015 a Mar 2016 Monitorização das zonas fluviais e costeiras.
5 – Concurso fotografia      Mar 2016 Concurso de fotografia com recurso aos registos efectuados no MyO_R2O. Aberto às escolas e população em geral.
6 – Intercâmbio entre escolas Abr 2016 Encontro entre escolas geminadas (Aveiro-Viseu; Lisboa- Santarém) em duas zonas costeiras (Murtosa e S. Pedro do Estoril, respectivamente).
7 – RIOCEANOS  em Festa Abr/Mai 2016 Actividades de rua organizadas pela equipa do projecto, em colaboração com as escolas e alunos, dirigidas ao público em geral, com o objectivo de promover e disseminar o conhecimento sobre o continuum rio-mar e a utilização do MO R2O.
8 – Congresso  de Jovens Jun/Jul 2016 Participação de 1 representante de cada uma das escolas parceiras na delegação portuguesa que irá representar Portugal e divulgar as iniciativas do projecto na XXX Conferência Caretakers of the Environment International (CEI), que se realiza na Dinamarca em Julho de 2016.

 

Indicadores do projecto:

 

• Indicadores de Resultado

 

Resultado Indicador Meta Fonte de Verificação  
 
Grau de adesão das escolas Nº turmas envolvidas 4 Relatório de Atividades  
 
Grau de adesão dos alunos Nº alunos envolvidos 120 Dados dos serviços das escolas  
 
Grau de adesão da população em geral Nº participantes RIOCEANOS 500

Relatório de Atividades e

Dados dos serviços das escolas

 
 

Visitas a sítios eletrónicos da

Literacia do Oceano

Nº visitas "Kit Mar" e

 "Conhecer o Oceano"

500

Ações de acompanhamento/

Resultados dos questionários

 
 
Uploads na Plataforma WEBGIS Nº dados carregados 400 Resultados dos questionários  

 

•Indicadores de Realização Física

Realização Indicador Meta Fonte de Verificação  
 
Envolvimento com as escolas

N.º de oficinas,

saídas de campo

24 Relatório de Atividades e ações de acompanhamento  
 

Envolvimento da população

em geral

N.º de eventos organizados 4 Relatório de Atividades e ações de acompanhamento  
 
Interação entre escolas Nº de iniciativas orientadas à aproximação entre escolas 2 Relatório de Atividades e ações de acompanhamento  
 
Interação internacional entre pares Nº alunos congresso CEI 4 Relatório de Atividades e ações de acompanhamento