VAMOS CUIDAR DO PLANETA

Categoria: Internacional Criado em sexta, 02 outubro 2015, 18:39

Vamos cuidar do Planeta site separador

 

O Projeto europeu “Vamos cuidar do Planeta!” é uma iniciativa para jovens debaterem alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas. O processo educativo do projeto dá resposta aos problemas ambientais locais identificados por jovens, através da organização de ações que vão ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

O objetivo geral deste processo é o fomento, nas escolas, de conferências de jovens sobre o ambiente, promovendo simultaneamente o envolvimento da comunidade educativa para a discussão sobre as problemáticas ambientais locais e propor ações para minimizar ou eliminá-las. Uma ideia simples que produz interessantes desenvolvimentos, nomeadamente:

  • A celebração de uma conferência - um evento que inclui momentos de debate, de troca de ideias e reflexões e de tomadas de decisão sobre diferentes tópicos. Isto significa que a comunidade educativa tem de observar os problemas mais urgentes e tem de decidir sobre o que é possível fazer-se nas escolas e na comunidade.
  • A eleição de representantes com a responsabilidade de darem voz às propostas discutidas e definidas no seio escolar local, regional e nacional.

Este processo pretende que os alunos aprofundem o conhecimento científico sobre problemas locais e globais de desenvolvimento sustentável, através da prática do debate e da tomada de decisões coletivas. Ao estimular o compromisso e a motivação dos alunos em projetos de educação ambiental, esta metodologia contribui ainda para melhorar o processo de cidadania europeia.

Metodologia de trabalho

O projeto constrói-se em diferentes fases para que todos os participantes tenham a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre os temas da Conferência, compartilhar experiências e construir caminhos conjuntos rumo à sustentabilidade planetária.

Objetivo Descrição
Investigação Oferecer uma perspetiva crítica aos jovens de forma a adquirirem uma opinião informada sobre questões específicas do desenvolvimento sustentável Trabalho autónomo de investigação facilitado pelo professor: leitura de bibliografia, visitas de estudo, entrevistas a especialistas, etc.
Conferências escolares, locais ou nacionais Capacitar os jovens a passar do conhecimento para a formulação de propostas coletivas (ações). Intercâmbio e partilha de experiências. Em função da dinâmica nacional, os países poderão organizar só conferências escolares ou regionais, ou também organizar conferências nacionais.
Conferência europeia Aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade nos seus três níveis económica, social e ambiental; sensibilizando para a necessidade de atuar a nível “local” Programa de 3 ou 4 dias, em função do local e logística disponível. No programa há espaço para apresentação dos projetos nacionais;

Mais informações aqui!

 

 

  • Informações Projeto 2014/2015 aqui.

  • Informações Projeto 2017/2018 aqui.

  • Website Projeto europeu aqui.

 

 

 

Contactos

Laura González Munera – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – 217724827