Projetos

Projetos Realizados


AMBIENTE URBANO
- AULAS NA NATUREZA

Motivação Ambiental de Partida / Fundamentação:

Este projecto vem no seguimento do projecto desenvolvido no ano lectivo anterior. Após protocolo entre a presidência do I.C.N. e a direcção da ASPEA achou-se oportuno criar condições efectivas para a implementação da prática da Educação Ambiental numa área protegida, com um grande potencial a nível de diversidade ambiental que é reconhecida na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

Este projecto pretende, ainda, estabelecer uma articulação entre a ASPEA e outros agentes locais nomeadamente a nível da autarquia e universidade para o desenvolvimento de projectos de investigação/acção onde a formação inicial e os complementos de formação possam ter referência no âmbito da Educação Ambiental, atendendo à necessidade de fornecer aos futuros educadores e professores em exercício a literacia científica e instrumentos necessários para a concretização de projectos promotores de aprendizagens em que a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental. Para promover uma abordagem transversal da Educação para uma Cidadania Ambiental nas Escolas é necessária uma formação específica, dos agentes educativos. Cada vez mais as escolas desenvolvem projectos de Educação Ambiental, estando os professores envolvidos carentes em obter formação nesta área.

Com uma candidatura apresentada ao Programa Ciência Viva para equipamento de um laboratório pretende-se criar condições de apoio a professores e alunos em actividades de Educação Ambiental em contacto com a natureza.

No seguimento das acções desenvolvidas no âmbito do Ambiente Urbano, será oportuno aprofundar o trabalho iniciado com acções de mobilização da comunidade educativa em especial, através de acções de formação de professores e acções a desenvolver na comunidade – acções fundamentais para uma integração social dos jovens, e respectiva participação activa na sociedade.

Objectivos Gerais do projecto:

Criar espaços de reflexão participada que ajudem os professores, estudantes e jovens na concepção de novas estratégias e metodologias em Educação Ambiental.

Sensibilizar a comunidade educativa para a adopção de estratégias promotoras de mudanças conceptuais que levem a uma melhoria dos espaços verdes em ambiente urbano.

Criar condições efectivas de recursos técnico-pedagógicos e humanos de apoio à concretização de projectos no âmbito da Educação Ambiental.

Rentabilizar os espaços naturais para a promoção da Educação Ambiental, tendo em conta as inter-relações potenciais do meio.

Descrição do Projecto (resumo):

"Aulas na Natureza", é um espaço preparado para poder ser utilizado em actividades pedagógicas ou em actividades de investigação pelas escolas, assim como por outros agentes nomeadamente comunidade científica e grupos de jovens.

Proposta de Linhas de Intervenção:

Criação de estruturas e materiais de informação: exposições, folhetos, guiões, vídeos, ...
Percursos Interpretativos: área da Reserva, área de recreio, área do centro de interpretação, área envolvente.
Divulgação do projecto nas escolas, e autarquias, associações,...
Reunião com professores e autarquias
Formação de professores
Animações: aulas na natureza temáticas: dunas, bosque, paisagem, ria, litoral, ...
Oficinas de Ambiente para jovens e adultos
Campos de Férias e de Trabalho Nacionais e Internacionais.
Apoio a projectos de investigação e de estágios
Formação de professores e jovens de associações juvenis
Formação de monitores de Ambiente
Apoio a projectos da ASPEA – Intercâmbio com associações congéneres
Criação de materiais de apoio a projectos pedagógicos
Criação de sinalética e reestruturação de espaços de recreio.
Atendimento: público em geral, escolas
Centro de Recursos – Instrumentos pedagógicos
Acções de intervenção: conservação da natureza
Parcerias entre instituições públicas e privadas
Programas de Desporto na Natureza
Celebração de Eventos / Efemérides
Apoio técnico-pedagógico adequado a actividades a desenvolver em áreas naturais.
Articulação em acções com a direcção da Reserva.
Resultados Esperados

Com este projecto pretende-se que as "aulas na natureza" sejam espaços privilegiados para actividades interescolares e de investigação-acção.

Pretende-se criar condições para dar respostas às necessidades das escolas no âmbito da programação e acompanhamento das visitas organizadas potencializando as áreas naturais da região.

Articular os projectos da ASPEA contribuindo para o estabelecimento de parcerias com escolas, comunidade civil e científica e instituições de forma a podermos rentabilizar meios e recursos cada vez mais necessários para o fim a que nos propomos e os objectivos estatutários da Associação.

No seguimento desta articulação pretende-se, ainda, que esta região esteja atenta aos problemas ambientais e que seja capaz de intervir eficazmente na gestão desses mesmos problemas.

Avaliação

Este projecto terá como base uma avaliação contínua a articular entre os agentes envolvidos. Serão tidos em conta três momentos de avaliação: inicial ( diagnóstico ) em Setembro, intermédia em Março e final em Agosto.

Desta forma ter-se-á em atenção, através de observação e registos e de acordo com os instrumentos de avaliação que anexamos:

Análise crítica e construtiva de situações vividas e / ou observadas.
Participação activa nas actividades promovidas.
Envolvimento na programação e participação das actividades previstas.
Quantidade e qualidade de intervenção da comunidade educativa e científica.
Utilização quantitativa e qualitativa dos materiais técnico-pedagógicos e audiovisuais.
Envolvimento dos professores e respectiva adequação das propostas às expectativas.
Envolvimento das parcerias e resultados atingidos.

- Manter Portugal Limpo


Muito obrigado pela participação de todos no Concurso "Como Manter Portugal Limpo", juntando a vossa criatividade, ideias e preocupações a tantos de nós que queremos um mundo melhor para todos.

O conjunto de trabalhos recebidos mereceu por parte do Júri a máxima atenção, tendo sido atribuídos prémios na categoria 9º-12º anos e nenhum dos prémios previstos nas restantes categorias, quer por os trabalhos não estarem completos, quer por não virem acompanhados pela Nota Informativa, quer por precisarem de uma maior elaboração.

A comissão organizadora.


Constituição do Júri:
Ana Fontoura- Representante das Entidades Patrocinadoras
Fátima Matos Almeida- Representante da Aspea
Stephan Cramer - Representante do Projecto "Limpar Portugal" - Lisboa

Limpar Portugal 1º ao 8º anos


Limpar Portugal 9º ao 12º anos


Limpar Portugal Universidades

 

Spot do Desafio Limpar Portugal

jasa kirim mobil