• Torne-se associado da ASPEA
  • Ajude a reforçar o papel da Educação Ambiental.

Semana Europeia da Mobilidade 2017

Categoria: Noticias Criado em quarta, 20 setembro 2017, 13:26

mobilidade

A “Semana Europeia da Mobilidade” decorre anualmente de 16 a 22 de setembro.


A Semana encoraja os municípios europeus a criar e promover meios de transporte sustentáveis e a convidar as pessoas a experimentarem alternativas à utilização do carro.

Desde a sua introdução em 2002, o impacto da “Semana Europeia da Mobilidade” tem crescido de forma consistente, tanto na Europa como no resto do mundo. Em 2016, a campanha bateu o recorde de participação, 2 427 vilas e cidades de 51 cidades países? organizaram atividades durante a semana. Mais da metade das cidades participantes implementaram medidas permanentes, representando um total de 7.386, concentrando-se principalmente na gestão da mobilidade, na acessibilidade e novas ou melhoradas instalações para bicicletas.


A semana culmina no Dia Sem Carros, onde as vilas e as cidades participantes reservam uma ou mais áreas apenas para a circulação de peões, ciclistas e transportes públicos durante um dia inteiro. Em 2016, 953 cidades organizaram um Dia Sem Carros.
Cada edição da “Semana Europeia da mobilidade” é dedicada a um determinado tema relacionado com a mobilidade sustentável. O tema deste ano é «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», sob o slogan «A partilhar, chegamos mais longe». Promove soluções de mobilidade partilhada e realça os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos. As tecnologias de transporte inteligentes também podem facilitar a partilha. As pessoas são encorajadas a utilizar as opções de mobilidade partilhada disponíveis para se deslocarem nas suas cidades e também para viajarem entre vilas, cidades e áreas suburbanas.


A ASPEA, como apoia esta campanha e a necessidade de consciencialização sobre a forma como nos deslocamos pelas cidades, apresentando, ao longo desta semana , um conjunto de informação e dicas para fazer do transporte um elemento mais sustentável.

 

Fonte: http://www.mobilityweek.eu/contact/