Minicurso de agricultura biológica na QEM

Mini curso agricultura WEB 01A Quinta Ecológica da Moita (QEM) realiza este fim-de-semana a segunda sessão de um minicurso de agricultura biológica e biodinâmica.

 

O formador Gabriel Silva, com formação na área da agroecologia faz uma abordagem da importância de conhecer a terra para o melhor aproveitamento ao nível da produção biológica onde é preciso conhecer as características da terra e as necessidades da mesma.
Neste minicurso foram abordadas diferentes formas de fertilizar a terra com responsabilidade ambiental, a pensar nas melhores condições para o cultivo e para a saúde. Na sessão deste sábado, foram tratados assuntos relacionados com o combate a pragas, as rotações das culturas, as consociações de espécies e atividade prática para conhecer as distâncias entre as plantas, sistemas de rega e os respetivos benefícios de cada um dos sistemas de rega. Houve a oportunidade para esclarecer as diferenças entre as sementes tradicionais, híbridas e transgénicas. Na atividade prática experimentou-se a plantação ao covacho, em que se faz a abertura para plantação com um sacho e simulou-se a rega abicando, sistema de rega ao pé da planta, uma a uma.
Com este curso pretende-se aproximas as famílias a experiências de contacto com práticas de agricultura familiar e valorizar o consumo de alimentos de produção própria e de agricultura local, contribuindo para a redução da pegada ecológica.


A Quinta Ecológica da Moita, Oliveirinha, encontra-se disponível para a realização de diversas atividades em parceria com a comunidade local, assim como grupos de âmbito nacional e internacional.


A QEM resulta de uma parceria com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro (SCMA), apresentando-se como um excelente exemplo de uma área natural/florestal na periferia da cidade de Aveiro, um importante espaço do ponto de vista ecológico, com um forte papel de manutenção e refúgio de uma biodiversidade que interessa a todos preservar.


Inscrições e mais informações através de: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 915 660 022.

hortas

jasa kirim mobil