ASPEA participa no desfile “Aveiro Moda” com roupas originais, recorrendo à reutilização de papel, cartão e embalagens.

Categoria: Uncategorised
Criado em terça, 19 julho 2016, 10:39

 

No âmbito de uma parceria com a Associação Comercial de Aveiro, este ano, pela primeira vez, a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, irá apresentar algumas roupas e acessórios de moda recorrendo à reutilização de papel, cartão, embalagens e caricas.

Continuar...

Conhecer

Categoria: Uncategorised
Criado em quarta, 24 junho 2015, 20:55
Logotipo Projeto Rios
Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.
 
A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral.
 
Com uma postura inovadora de voluntariado ambiental, o Projeto Rios implementa iniciativas no âmbito da responsabilidade socioambiental, da gestão dos recursos naturais, dos resíduos e da biodiversidade relacionadas com a gestão da água, para além de promover a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente através da adoção de um troço de 500m de um rio ou ribeira.
 
Actualmente estão envolvidas na implementação do Projeto Rios no território nacional diversas entidades institucionais (câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, associações, organizações não-governamentais, institutos e centros de investigação), empresas e a população em geral. 
 
O Projeto Rios permite que os grupos possam usufruir de um laboratório natural quando fazem saídas de campo. Assim, os grupos que fazem parte do Projeto Rios têm a possibilidade de tocar e ver a realidade dos nossos rios/ribeiras.

Desta forma, os grupos passam a conhecer a estrutura de um rio/ribeira desde a nascente até à foz ou com grande pormenor os seus 500 metros adotados, analisando as várias temáticas associadas como a fauna, flora, tradições, histórias, contos, lendas, instituições, pessoas.

Image conhecerorio

O Projeto Rios pretende que as pessoas tenham uma relação de proximidade diferente com os rios, em especial com aqueles que já estão a ser adotados pelos grupos inscritos e, dessa forma, aumentar o conhecimento sobre os rios de Portugal.

image2 conheceororio

 
hist
O Projecte Rius foi lançado na Catalunha pela “Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya” em 1997 e, desde então, tem-se revelado um sucesso. Atualmente, em Espanha, o PR, com mais de 15 anos de experiência, desenvolve as suas atividades de voluntariado, abrangendo mais de 1000 grupos em cinco Comunidades Autónomas: Associació Habitats, na Catalunha; ADEGA, na Galiza; Xúquer Viu, na comunidade de Valência; CIMA, na Cantábria e Territórios Vivos, em Madrid.
 
redePR
Através de um protocolo de adoção estabelecido entre a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a “Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya”, a rede do projeto estende-se ao território português em 2006, tendo o projeto sido adaptado ao contexto nacional pelas seguintes entidades: ASPEA, Associação de Professores de Geografia (APG); Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Com a reestruturação do projeto, a coordenação ficou a cargo exclusivo da ASPEA.
 
organigrama
A implementação do Projeto Rios é coordenada por uma direção técnica, constituída por um coordenador nacional que colabora com os monitores no apoio prestado aos grupos nas atividades desenvolvidas no terreno (saídas de campo e ações de melhoria e de divulgação). Os grupos, por sua vez, deverão ser constituídos por um responsável, um técnico de apoio, um mecenas e pelos restantes participantes, perfazendo um mínimo de quatro pessoas.
 
organigrama
Todos os agentes sociais podem inscrever-se e participar ativamente no PR, desde escolas, associações, empresas, autarquias, grupos de escuteiros, lares da terceira idade, grupos de amigos e famílias. Atualmente, a maioria dos grupos inscritos são instituições educativas, desde o ensino infantil até ao universitário.
 
O estabelecimento de parcerias com autarquias locais ou com empresas é benéfico pela oportunidade de estabelecer sinergias de interesse à concretização de projetos de desenvolvimento regional, concretizando a Agenda 21 e o “pensar global, atuar local”, a Carta da Terra, a DQA e a Lei da Água.
 
objetivos
Pela metodologia que utiliza, o projeto pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global e da qualidade das populações.
 
Com o Projeto Rios, está-se a dinamizar uma rede de grupos a nível nacional, monitores, parceiros e voluntários que, em conjunto, visam a promoção, conservação e adoção de diferentes troços de rios dos 120.000 Km de linhas de água do país.
 
O Projeto conta desde 2005 em Portugal com: 310 grupos inscritos de 100 municípios;155 Km de rios adotados em 20 distritos; 8.500 participantes e mais de 45.000 pessoas envolvidas em atividades; 600 professores; 340 monitores do Projeto Rios em 20 cursos de formação.
Realizaram-se inúmeras atividades onde se destacam as palestras pelo país, acompanhamento de saídas de campo, formação de monitores, o Encontro Nacional do Projeto Rios, a Ação de Rios de Portugal em Movimentos onde se realizaram varias atividades de divulgação e melhoria dos rios adotados com envolvimento ativo de cidadãos.
 
Documento de apresentação do Projeto Rios:
 

 logoesaf gpa selo vencedores pt 04

Pelo sucesso da sua implementação foi reconhecido por vários Galardões e Prémios onde se destaca: 2010 -Dragona Ibérica atribuída, pela Fundação Nova Cultura do Água; 2012 - ies+ Porto atribuída pelo Instituto em Empreendedorismo social; 2012 - Menção Honrosa do Prémio Nacional de Ambiente "Fernando Pereira", atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA); 2013 prémio vencedor do Green Project Awards "CATEGORIA INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO SIC NOTÍCIAS";

Pretende-se contribuir para um mundo melhor, formar novas mentalidades, indutoras de comportamentos favoráveis ao desenvolvimento sustentado, quer da população em geral quer das autoridades de decisão política, para a melhoria das zonas ribeirinhas e, assim, cooperar para a concretização dos princípios dos direitos do Homem.
Conheça todas as iniciativas do Projeto Rios e venha ajudar a melhorar a qualidade dos nossos rios em Portugal.

projRiosImag1projRiosimag2projRiosimag3

 

PROJETO RIOS... UNE PESSOAS EM VOLTA DOS RIOS

ATIVIDADES

Categoria: Uncategorised
Criado em segunda, 05 outubro 2015, 11:36

ENCONTROS NACIONAIS DO PROJETO RIOS

O Projeto Rios todos os anos tem vindo a proporcionar aos grupos interessados, a possibilidade de darem a conhecer o trabalho realizado no troço adotado. Esta é a grande vantagem dos Encontros Nacionais, pois conseguimos mostrar exemplos positivos de grupos que se preocupam com os rios.

Os Encontros Nacionais são compostos por momentos de palestras, apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos grupos sobre o troço adotado, apresentação de uma peça de teatro/musica/dança desenvolvida pelos grupos, oficinas didáticas, uma marcha em defesa dos rios, finalizando com a entrega de prémios. Todas estas atividades têm como pano de fundo os rios.

Estes encontros são abertos a todos e servem, para muitos grupos, como “guião” para perceber que tipo de atividades podem desenvolver em torno do próprio troço adotado.

1º Encontro Nacional do Projeto Rios 

No 1º ano, o Projeto Rios comemorou, juntamente com a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Encontro Nacional do Projeto Rios.

2º Encontro Nacional do Projeto Rios - 2010

Em Viana de Castelo, juntámos cerca de 250 pessoas que gritaram algumas frases em defesa do Rio Lima.

3º Encontro Nacional do Projeto Rios - 2011

Em Leiria, juntámos cerca de 150 pessoas que gritaram algumas frases em defesa do Rio Lis.

Image encontro1

4º Encontro Nacional do Projeto Rios - 2012
No Porto, juntámos cerca de 150 pessoas que gritaram algumas frases em defesa do Rio Douro.

image encontro2

5º Encontro Nacional do Projeto Rios - 2013

Em defesa do Rio Tinto.

 

ENCONTROS NACIONAIS DE MONITORES DO PROJETO RIOS

O Projeto Rios, ano após ano, tem criado um encontro entre Monitores do Projecto Rios, de forma a permitir trocas de experiências de trabalho, bem como tirar dúvidas quanto à organização de grupos em saídas de campo e melhorar em alguns aspetos.

Os encontros ocorrem durante dois dias durante os quais os monitores beneficiam de um maravilhoso convívio, assistem a trabalhos elaborados por outros monitores, participam em workshops ligados à temática da água, realizam caminhadas, sempre com muita diversão à mistura.

1º Encontro Nacional de Monitores do Projeto Rios - 2010

image encontro4

2º Encontro Nacional de Monitores do Projeto Rios - 2011

image encontro5

3º Encontro Nacional de Monitores do Projeto Rios - 2013

(Em construção) 

CONTACTOS

Categoria: Uncategorised
Criado em segunda, 05 outubro 2015, 11:37

Coordenação Nacional:

913 563 158 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Núcleo ASPEA Aveiro - Projeto Rios

Praça da República

Edifício Fernando Távora, 3.º andar, sala 5 - 8

3810-156 Aveiro

AspeaAveiro

CURSOS

Categoria: Uncategorised
Criado em segunda, 05 outubro 2015, 11:35

Cartaz Curso Monitores CIM Cávado Junho 2018

Entre a sede da CIM Cávado, as salas do Museu do Santuário de Nossa Senhora da Abadia e o Ribeiro da Abadia, os participantes poderão conhecer a metodologia do Projeto, aplicar a Ficha de Campo e desfrutar do cenário idílico de toda a região.

Inscrições obrigatórias até 8 de junho em: https://goo.gl/forms/tYw7JIyHfhB80rUF3

Custo: 60€

11 de junho - Sede da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) - Rua do Carmo, 29; 4700-309 Braga

Coordenadas GPS: 41,553434, -8,425692

12 de junho - Museu do Santuário de Nossa Senhora da Abadia - EM 1248, Santa Maria de Bouro, Amares

Coordenadas GPS: 41,675029, -8,258590

Mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

JORNADAS ARTE E AMBIENTE

Categoria: Uncategorised
Criado em sexta, 13 novembro 2015, 17:20

As Jornadas de Art’ Ambiente pretendem constituir uma base importante de trabalho multidisciplinar, onde se procura promover práticas de educação ambiental para a sustentabilidade, através das diferentes expressões criativas.


As actividades das Jornadas são desenvolvidas a partir da criatividade, enquanto elemento multidisciplinar, e das diversas formas de expressão na área das artes visuais, da pintura, da escultura, da ciência e da paisagem.

Procura-se potenciar a educação global entendida como desenvolvimento individual e colectivo de inteligências, destrezas e valores culturais com utilização interdisciplinar das artes e da sua articulação com outros campos como a Educação para a Cidadania, a Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, a Educação para os Valores, a Educação para a Paz, Educação do Consumidor…

Também importante é a dimensão ambiental, a da redução no consumo de recursos, da reutilização de resíduos vários, desde o papel ao plástico, para além dos resíduos naturais constituindo-se como excelentes recursos pedagógicos, para o fomento de atitudes de poupança, de preocupação com o ambiente e a assunção de estilos de vida individuais e colectivos mais responsáveis.

As Jornadas Art´Ambiente organizadas até agora foram: 

 

V Jornadas ArtÁmbiente: Resgatar Tradições (2015, Horta)

IV Jornadas ArtÁmbiente: Cinema Ambiental (2014, Seia)

III Jornadas ArtÁmbiente: Contributps para a Educação Ambiental ( 2013, Parque Biológico de Gaia)

II Jornadas ArtÁmbiente: Contributps para a Educação Ambiental ( 2012, Aveiro)

I Jornadas ArtÁmbiente: Contributps para a Educação Ambiental ( 2011, PN São Mamede)

CARETAKERS

Categoria: Uncategorised
Criado em sexta, 02 outubro 2015, 16:19

A Caretakers of the Environment International conference for secondary school teachers and students who share environmental concerns and who face environmental challenges

banner FB CEI2015

Connecting minds, creating the future for the oceans.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) propõem-se a
A ASPEA, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, enquanto representante em Portugal da Fundação Caretakers of the Environment International/CEI, e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental EMEPC enquanto coordenadora do projeto “Kit do Mar” unem sinergias e know-how para a realização de um projeto de educação ambiental para o meio marinho, de âmbito mundial, a decorrer durante o ano letivo 2014/2015 com o objetivo de sensibilizar e aumentar a literacia dos oceanos na comunidade escolar a nível nacional e internacional.
É neste contexto que surge a conferência “Connecting minds, creating the future for the oceans”, um projeto de educação ambiental e científica, a decorrer durante o ano letivo de 2014/2015, que permite levar os princípios da literacia dos oceanos bem como a metodologia de ensino e aprendizagem do projeto “Kit do Mar secundário - A ponte entre a escola e a ciência azul” às escolas portuguesas e aos países pertencentes à rede global da Fundação Caretakers of the Environment international (CEI): Áustria, Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, India, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Macau, Malásia, Paquistão, Polónia, Rússia, Suécia, Taiwan e Turquia.
O projeto culminará com a Conferência internacional CEI2015 “Connecting minds, creating the future for the oceans”, a realizar em Portugal, de 28 de junho a 4 de julho de 2015, no Centro INATEL de Oeiras e a apresentação pública de um conjunto de 10 Teasers selecionados, produzidos pelos grupos de alunos do projeto, no festival de cinema ambiental CineEco de Seia, em outubro de 2015.
O site “Connecting minds, creating the future for the oceans” servirá também de plataforma de apoio a todos os participantes da Conferência internacional CEI2015, nacionais e internacionais, para poderem tirar dúvidas e partilhar as suas ideias e desafios sobre as ciências do mar aplicadas ao meio ambiente marinho.
Pretende-se que um número alargado de jovens destes 26 países, à semelhança do que acontecerá em Portugal, sejam envolvidos em ambientes de investigação do mar em centros de investigação, empresas ou ONG e que realizem projetos de educação ambiental transdisciplinares e trabalhos de investigação aplicada a questões do ambiente marinho de modo a que compreendam a influência que a investigação científica e a pesquisa sobre o Mar tem na tomada de decisão da gestão das áreas marinhas, bem como empreendam ações concretas para a minimização dos impactes ambientais das ações humanas sobre os oceanos. Por outro lado, temos como objetivo dar a conhecer à população jovem e, indirectamente, às comunidades locais e à comunidade em geral, as pressões e impactes no estado ambiental marinho e mostrar-lhes que a sociedade deverá ter um papel ativo para alcançar o bom estado ambiental marinho.
A Conferência internacional CEI2015 “Connecting minds, creating the future for the oceans” será o culminar do projeto, local onde os professores e os estudantes participantes irão partilhar experiências, preocupações, ideias, estratégias, ações e criarão as redes para projetos futuros. As delegações de cada escola participante irão apresentar os resultados do seu projeto através de posters e de apresentação oral às outras delegações em presença.
O plano de divulgação/disseminação tem por objetivo reforçar a chegada da informação aos destinatários do projeto, alunos e professores de escolas secundárias nacionais e internacionais, e igualmente difundir as iniciativas e projetos dos próprios grupos envolvidos.
A Conferência internacional CEI2015 “Connecting minds, creating the future for the oceans” já mereceu o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção Geral de Educação.

Para saber mais, consultar o site do projecto - Clique aqui

Caretakers2016

 

Site da conferência Caretakers do ano 2016 - Clique aqui

 

Mais Noticias...