III Conferência Europeia de Jovens

Categoria: Noticias Criado em sexta, 23 março 2018, 17:56

banner conferênciasEuropeias

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), organiza a III Conferência Europeia de Jovens de 21 a 25 de Maio de 2018, com o tema “Cross-cultural dialogues to Take Care of the Planet - European Youth Conference”, nas instalações do INATEL de Oeiras, estando previstas, também, atividades em Lisboa e Cascais.

Acompanhe o dia a dia da conferência na nossa página de Facebook.

 

Esta conferência pretende reunir um grupo de 120 participantes (jovens e educadores) de 10 países europeus sob a égide do projeto "Let's Take Care of the Planet", coordenado a nível europeu pela ONG francesa Monde Pluriel, nossa parceira na organização deste evento. Os jovens de cada delegação são eleitos pelos seus pares em conferências escolares, regionais e nacionais.

Para uma melhor organização do evento e seguimento da metodologia do projeto, está previsto que a conferência seja facilitada por um grupo de 10 jovens, de entre 18-30 anos, provenientes dos diferentes países participantes. Para um melhor seguimento do trabalho destes jovens, entre os dias 19 – 21 de maio, será organizada uma formação para conhecerem bem o programa e para uma repartição das tarefas durante o evento.

 O projeto LTCP está em linha com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania Internacional, facultando aos jovens os meios necessários para uma abordagem que tem em conta a natureza global das questões socio-ambientais na sua dimensão intercultural e preparando-os para o debate de questões sociais e políticas, visando a formação de uma opinião fundamentada e a execução de ações ponderadas, dentro do seu nível de atuação.

O projeto LTCP, na sua dimensão europeia, tem como objetivo apoiar o diálogo entre os jovens europeus nas questões relacionadas com o ambiente e cidadania e fortalecer a sua ação e a sua capacidade de compromisso no caminho para sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas. Este projeto pretende, também, promover o diálogo com os decisores políticos no âmbito das questões da juventude, educação e ambiente.

 

 Poderá consultar o relatório final da II Conferência, aqui.  

 

 

DATAS E LOCAL

O evento realizar-se-á entre os dias 21 e 25 de maio de 2018. O alojamento das delegações será no INATEL de Oeiras, sendo que algumas as atividades decorrerão em Oeiras, Cascais e Lisboa. Está agendada uma visita e sessão na Assembleia da República e a receção pelo Exmº Sr. Presidente da República Portuguesa. Está confirmada, também, a participação de Eurodeputados numa sessão de diálogo com as delegações e o apoio do CIEJD.

PROGRAMA PROVISÓRIO

O programa desta conferência conta com sessões de diálogo com atores políticos nacionais e europeus, com sessões de trabalho em áreas de educomunicação que ajudarão na divulgação de todas as atividades e produtos e com atividades culturais. No final os participantes apresentação uma carta de corresponsabilização dos jovens para a ação política no âmbito da Educação Ambiental e Cidadania global.

 Poderá acompanhar todas as atualizações/ informações, aqui.

PARTICIPANTES

Está prevista a participação de estudantes dos 13 aos 17 anos, acompanhados por professores e de facilitadores, entre os 18 e 30 anos, dos 10 países participantes, confirmados até à data.

Participarão convidados, oradores e decisores políticos nacionais e internacionais.

Até ao momento temos a confirmação da participação de delegações dos seguintes países: , Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Geórgia, Itália, Lituânia, Portugal, Roménia, Turquia.

CONTACTOS

Laura González – Técnica coordenadora do projeto

Mail: laura.gonzáEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Joaquim Ramos Pinto – Presidente da ASPEA

Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.    217 724 827 

 

 

Parceiros Media:

W Magazine apoia a III conferência Europeia de Jovens 

WMAGAZINE wmagazine.logo