Ca(u)sa Comum - Educar Para a Cidadania Global pela Ecologia Integral

Categoria: Noticias Criado em segunda, 24 setembro 2018, 16:46

causa comum banner

No âmbito do projeto Ca(u)sa Comum, do qual a ASPEA é parceira à, cerca de, 2 anos foram produzidos diversos materiais coligidos nos diversos momentos do seminário "Cuidar dos Bens Comuns para o Bem Comum", realizado a 12 de julho de 2018.

A Ca(u)sa Comum pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável e, para tal, propõe reforçar o exercício da Cidadania Global nas comunidades através da reflexão, educação e ação sobre Ecologia Integral.

Este projeto destina-se a educadores e alunos, organizações da sociedade civil (OSC) a trabalhar em Educação para a Cidadania Global, Cooperação e Ambiente, a grupos informais e também setor público nas áreas da Cooperação, Ambiente e Educação.

Reconhecendo o impacto que as questões ecológicas têm nas situações de desigualdade extrema e de injustiça social à escala global, propõem-se trabalhar em conjunto promovendo a compreensão, reflexão e diálogo sobre o tema que foi o que aconteceu no seminário: "Cuidar dos Bens Comuns para o Bem Comum" cujos resultados se elencaram abaixo.

  • Intervenção de Riccardo Petrella sobre Bens Comuns para o Bem Comum - podem rever a intervenção na íntegra aqui.Além disso, podem consultar:

- A página do seu grupo de trabalho pela promoção da luta contra a pobreza 2018 aqui;

- A página sobre o direito à água aqui;

- A sua página de Facebook aqui

Espreitem também a entrevista com Riccardo Petrella da Rádio Renascença, realizada na manhã a seguir ao nosso Seminário, intitulada: "Os bens comuns são pura mercadoria? Riccardo Petrella dá três ideias para 'começar uma revolução'.

Partilhamos ainda, a pedido do Riccardo Petrella, a iniciativa "Agora de los habitantes de la Tierra" (versão em espanhol e inglês) (docs. n.º 2 e 3), da qual falou no nosso Seminário.

  • Apresentação do recurso pedagógico "Caderno de Viagem: Itinerários pedagógicos para educar para a Ecologia integral pela Cidadania Global" - consultar o recurso completo aqui;
  • Oficinas simultâneas sobre "Experiências mobilizadoras para a transformação social e o Bem Comum: o quê, porquê e como?" - Resultado da reflexão dos grupos aqui;
  • Processo e resultados do caminho conjunto com as Organizações da Sociedade Civil do Ambiente e de Desenvolvimento - podem consultar o documento conjunto elaborado pelas organizações aqui e o resultado do encontro com as organizações governamentais onde este documento foi apresentado e foi realizado um debate aqui.

Por fim, apresenta-se:

  • A memória fotográfica - aqui.