Seminário Nacional de Monitores do Projeto Rios na MANIFesta

Categoria: Noticias Criado em terça, 25 setembro 2018, 17:00

pe ba

O Seminário Nacional de Monitores do Projeto Rios (PR), este ano, integrará a XII edição da MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária, que terá lugar nos dias 20 e 21 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova.

Com o intuito de se promover a troca de experiências individuais resultantes do empenho e dedicação dos monitores do Projeto Rios que atuam em diversas regiões do país é, também, objetivo deste encontro criar um momento de proximidade e partilha, entre os participantes, propícios ao debate das perspectivas futuras do PR. Pretende-se, de igual forma, ciar um banco de monitores/colaboradores para interacção regular nas atividades inerentes ao Projeto.

Com a associação do Seminário Nacional de Monitores do Projeto Rios ao XXI MANIFesta, em parceria com a ANIMAR e o Município de Penacova, a coordenação Nacional do PR «pretende levar os monitores do projeto rios a conhecer e a envolver-se numa comunidade de uma zona do país, recentemente fustigada pelo flagelo dos incêndios, seja a partir de dinamização de atividades seja na participação de debates e tertúlias com vista à valorização do território em que se encontram, identificando as oportunidades e debatendo os desafios que aí se encontram».

O projeto Rios é um projeto ibérico coordenado, a nível nacional, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) que tem como propósito incentivar a adopção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, de fácil aplicação e desenvolvimento, os grupos assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.

Esta iniciativa conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.

Faça a sua inscrição clicando, aqui!

Para mais informações contacte-nos através do seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.