ASPEA participa na Cimeira Ambiental organizada pela ETPL

titulo artigo site


No dia 15 de Fevereiro, a ASPEA foi convidada a participar na Cimeira Ambiental da ETPL (Escola Técnica Psicossocial Lisboa).

 

 O evento foi realizado no Auditório Natália Correia, no Centro Cultural de Carnide. Juntamente com os participantes da ASPEA, Fátima Matos Almeida e Laura González Munera, também participou no debate uma representante da LPN (Liga para a Proteção da Natureza), a Ana Sofia Ribeiro.


Os principais objectivos da Cimeira Ambiental foram: sensibilizar a população escolar, e a comunidade em geral, para as consequências das alterações climáticas, alertando para o impacto das nossas ações do dia-a-dia como cidadãos ambientalmente responsáveis para com o ambiente.
No início da sessão, um grupo de estudantes realizou uma pequena dramatização onde representaram os problemas ambientais prementes, tais como a escassez de água, a perda da biodiversidade, a poluição do ar, entre outros. De seguida, pediram às convidadas para subir ao palco e comentar a peça. Depois foi o Q & A, moderado por dois estudantes da ETPL. Questões como as causas e efeitos do aquecimento global, o problema da rarefação da camada de ozono, as diferentes origens da poluição atmosférica, bem como ampliar a consciência ambiental entre os jovens, foram as mais discutidas durante o debate.

A mensagem final de ASPEA para a escola foi: “…é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos a nossa responsabilidade uns para com os outros, para com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.” (in Carta da Terra, 2000) e, ao fazer isso, vamos cuidar da nossa relação com a natureza tornando-nos inteiramente realizados ao nível pessoal e coletivo.

 

foto web aspea