Atividade Plantação em Tondela. Plantabosques 2016

planta

Nos dias 19 e 20 de Fevereiro, a ASPEA participou, juntamente com os alunos e professores da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, de Lisboa, no Programa Plantabosques 2016.

 

Na sexta-feira de manhã todos os participantes viajaram para Tondela, na região de Viseu, o local mais próximo do local da plantação. À noite, a ASPEA fez uma apresentação geral da sua missão e objetivos e os projetos em curso. De seguida, o grupo espanhol de voluntários ambientais provenientes da Extremadura, liderado pela Associação ADENEX (Asociación para la Defensa de la Naturaleza y los Recursos de Extremadura), mostrou um breve vídeo do Programa Plantabosques. No vídeo explicavam-se as causas da criação do programa e o impacto que tem tido a reflorestação de áreas que sofreram incêndios florestais.

12779081 1150511791635681 2419273027803908973 o

Na manhã seguinte, fomos todos para o local de plantação, perto de Santiago de Besteiros, no sopé da Serra do Caramulo. Primeiro foram dadas as instruções e os voluntários espanhóis e portugueses trabalharam em conjunto na plantação. Um número total de cerca de 2.000 pequenos castanheiros (Castanea sp.), sobreiros (Quercus suber) e azinheiras (Querqus rotundifólia) e arbustos foram plantados em diferentes áreas da Serra. Estas espécies de plantas são espécies autóctones, menos frequente hoje em dia devido ao desmatamento e plantação de outras espécies arbóreas não-locais mas economicamente mais produtivas a curto prazo, tais como o pinheiro (Pinus sp.) e o eucalipto (Eucalyptus sp.).


Na parte da tarde, toda gente colaborou na ação de limpeza da zona reflorestada em 2015. Ramos de árvores velhos e restos de plantas da espécie de árvore invasiva Acacia sp foram cortadas e colocadas perpendicularmente ao declive do solo para prevenir a erosão do solo.