ASPEA promove ação de voluntariado ambiental no Dia da Terra

dia da terra

ASPEA PROMOVE AÇÃO DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL NO DIA DA TERRA
Próximo Dia Mundial da Terra 22 de Abril de 2016 (Sexta-feira)
Todos os anos, a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.
A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.
O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja.
 
Desta forma e agradecendo a todos os voluntários que se foram inscrevendo na Quinta Ecológica da Moita (QEM), escolhemos este dia para um convívio associado a atividades de voluntariado na Quinta Ecológica da Moita, Aveiro, uma parceria entre a ASPEA e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.
 
As atividades de voluntariado estão distribuídas por equipas, com inscrição prévia:
Atividade/Equipa 1: Manutenção de charcos
Atividade/Equipa 2: Poda seletiva de heras
Atividade/Equipa 3: Intervenções de drenagem de solos
Atividade/Equipa 4: Preparação de canteiros na Horta Pedagógica
Atividade/Equipa 5: Preparação de estacas e replantação de árvores
Atividade/Equipa 6: Construção de passadiços e sinalética e outros
Atividade/Equipa 7: Manutenção de trilhos e áreas de mata
 
Neste dia iniciaremos as atividades às 14h30. Das 14h30 às 18h30 faremos uma passagem por todas as atividades, de forma a contextualizar o projeto da QEM e Voluntariado e assim cada pessoa pode comparecer de acordo com a sua disponibilidade de horário.
O trabalho voluntário representa hoje um dos instrumentos básicos e determinantes da participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de actividade, é um exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária e num conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada. É feito por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
O voluntário, o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
O voluntariado obedece aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência.
Este convite estende-se a todos os voluntários, e equipa das hortas. A Horta Comunitária terá inicio com grupo de voluntários que contribuam mensalmente com 10 horas de trabalho voluntário.
Neste grande dia lançamos também o convite para convívio, onde no final dos trabalhos possamos reunir e partilhar sabores e atores de forma descontraída. 
Aguardamos a sua confirmação. Esperando contar com sua presença neste e nos futuros campos de trabalho.