Sessão apresentação "O Clima é connosco"

climalogo

No passado fim de semana (8-9-10 de abril), tiveram lugar as XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental organizadas pela ASPEA.

Este ano os eixos temáticos foram o papel dos jovens para sociedades sustentáveis, a ecocidadania e a ciência cidadã, os projetos e desafios para a cooperação nacional e internacional eo uso da Carta da Terra na educação para a paz.


Pablo Meira Cartea, pesquisador no Grupo de Investigação SEPA – Universidade de Santiago da Compostela, deu uma conferência entitulada “Comunicar as Alterações Climáticas: Respostas aos Desafios da Educação Ambiental”, onde apresentou os resultados da investigação da sua equipa e fez uma comparação entre os conhecimentos ensinados aos alunos do 1° e do 4° ano de licenciatura em quatro cidades distintas, inscritos tanto em ciências sociais e humanidades como nas ciências e tecnologias. Os resultados do estudo mostraram que o ensino superior continua a ter problemas a comunicar as questões das alterações climáticas, mesmo em carreiras próprias das ciências.


É certo que as suas recomendações irão ser aproveitadas ao máximo no âmbito da educação e comunicação sobre as mudanças climáticas inseridas no projecto "o Clima é Connosco" que a ASPEA irá iniciar.

 

Fátima e Secretário Estado
Assim, dando seguimento ao lançamento oficial do projeto de comunicação “O Clima é connosco”, a sua coordenadora, Fatima Matos Almeida, apresentou o projeto que se iniciou com a cunhagem da moeda de coleção lançada pelo INCM em novembro do ano passado. A moeda faz parte da coleção “Uma moeda, uma causa” e representa na sua simplicidade, as alterações climáticas e o papel do cidadão nesta problemática ambiental. A candidatura foi lançada pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e o prémio ao vencedor será atribuído pela INCM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), visando desenvolver uma série de acções e eventos para alertar a população em geral sobre as alterações climáticas em Portugal.

Em breve lançaremos a plataforma web do projeto!

Mais informação sobre o lançamento do projeto aqui.

 

Moeda twofaced trans