O Clima é Connosco na X Manifestação Ambiental

X Manif Ambiental O Cima e connosco 2jul2016 1 de 3 Ana Jervis

A X Manifestação Ambiental, actividade anual organizada pela OPE-Ecoclubes de Portugal, decorreu no fim-de-semana de 2 e 3 de julho, na praia fluvial do Areinho em Avintes, Vila Nova de Gaia.

Esta é uma actividade com grande participação de jovens, que constroem as suas jangadas com diversos materiais e empreendem a descida do rio Douro até ao Areinho. Este ano, após algumas peripécias, as jangadas começaram a chegar a meio da tarde, enquanto outras ficaram retidas por ter de efectuar a descida contra a maré.
Na tarde de sábado, dia 2 de julho, O Clima é Connosco esteve à conversa com este jovens, através de uma oficina com a monitora Ana Jervis, apurando os seus conhecimentos sobre as alterações climáticas, a fauna e flora que encontraram durante a descida do Douro e deixou-lhes um desafio para pensarem: como fariam a descida do Douro imaginando uma cenário hipotético de alterações climáticas que provocasse uma subida de temperatura e seca do leito do rio Douro. Aqui está uma situação que confessaram nunca ter pensado, mas que provavelmente teriam de a fazer a pé e não de jangada!
Foi dado a conhecer o Projecto Rios e foi realizada uma monitorização biológica comparativa de um canal de efluentes e da margem do Douro, com diferenças evidentes na qualidade da água. Foi igualmente uma oportunidade para os jovens descobrirem que existem pequenos insectos, os macroinvertebrados aquáticos, muito discretos e escondidos entre as folhas e pedras, que nos indicam a qualidade da água, tendo o papel de bioindicadores ambientais.