Indonésia: Produtor de óleo de palma compromete-se a parar de desflorestar na sequência de campanha ecologista

A Astra Agro Lestari, uma empresa produtora de óleo de palma indonésia, comprometeu-se recentemente a cessar as suas práticas de desflorestação na sequência de uma campanha ecologista que envolveu a divulgação de um vídeo filmado por um drone mostrando o cenário de destruição resultante destas práticas, vídeo que se tornou viral.

Através de um comunicado emitido no final da semana passada o produtor anunciou uma moratória à destruição de florestas naturais para instalação de culturas de palmeiras, medida com efeitos imediatos.

Segundo a organização responsável pela campanha, Forest Heroes, a Astra Agro Lestari já foi responsável pela destruição de 14.000 hectares de floresta e 27.000 hectares de turfeiras na Indonésia, refere a notícia do TreeHugger.

Para além do seu importante papel no combate às alterações climáticas, uma vez que capturam e armazenam dióxido de carbono, estes ecossistemas albergam espécies ameaçadas como efefante-de-Sumatra, que figurou num anúncio de imprensa que também fez parte da campanha da Forest Heroes, que ironizou um conjunto de anúncios publicitários da empresa-mãe da Astra Agro Lestari.

Como parte do seu marketing, a Matheson Holdings usou fotografias de figuras públicas como os atores Morgan Freeman e Sigourney Weaver sob as quais figurava o slogan “Ele/a é fã” juntamente com o logótipo do Hotel Mandarin Oriental, do qual é proprietária.

No anúncio da Forest Heroes, uma progenitora e uma cria de elefante posam, tendo como pano de fundo de uma floresta destruída, em frente à janela de uma sala de hotel com mobiliário luxuoso, imagem sobre a qual está escrito “Ela não é a uma fã: Como os Hotéis Mandarin Oriental se tornaram uma catástrofe ambiental”, que exibe também um logótipo semelhante ao do grupo Hoteleiro mas em que o leque é substituído por troncos de árvore.