ASPEA participa no desfile “Aveiro Moda” com roupas originais, recorrendo à reutilização de papel, cartão e embalagens.

 

No âmbito de uma parceria com a Associação Comercial de Aveiro, este ano, pela primeira vez, a ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, irá apresentar algumas roupas e acessórios de moda recorrendo à reutilização de papel, cartão, embalagens e caricas.

Este trabalho ficou a cargo de alunos do curso vocacional – representação teatral da Escola Secundária José Estêvão, Mariana Santos, Sara Castanheira e João Reis, com a orientação de Joana Maciel e Joaquim Ramos Pinto, presidente da associação.
Algumas crianças e jovens irão desfilar no próximo domingo, dia 17 de julho, pelas 17h30 no Cais dos Botirões, junto à Praça do Peixe, apresentando os trabalhos realizados, com o objetivo de alertar para o ciclo dos materiais e, consequentemente, para a importância da redução de resíduos no ato da compra e para a reutilização e reciclagem após o seu uso, sempre que possível.
Este é um projeto de carater pedagógico, mas já existem marcas, empresas e consumidores finais a apostar na reutilização de materiais comprometidos com projetos de responsabilidade social e ambiental no mercado de moda, design e beleza.
Esta ação insere-se no âmbito do Plano de Comunicação “O clima é connosco” através da iniciativa «Clima em Festa» que visa informar, sensibilizar e promover a participação e responsabilização do público em geral para o compromisso social e responsabilidade ambiental face às alterações climáticas, com o apoio institucional e financiamento pela Agência Portuguesa de Ambiente e Instituto Nacional Casa da Moeda.