ASPEA compõe leque de parceiros do Projeto Europeu «Entrepreneursip Education: A road to success»

Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) abraça novo projeto, com duração de 1 ano, destinado a jovens empreendedores (entre os 14 e os 18 anos), associações juvenis locais, professores e jovens trabalhadores dos países parceiros.

Consolidar as parcerias estabelecidas e traçar/finalizar a fase preparatória do Projeto, foi o objetivo da primeira reunião de parceiros do projeto Entrepreneurship Education: A road to success, realizada em Palma de Maiorca no mês de novembro, na qual estiveram presentes dois elementos da ASPEA (Núcleo de Aveiro). Esta reunião, que juntou 7 parceiros do projeto (num total de 4 países), serve como kick off do projeto, e assume-se como uma óptima possibilidade de "partilhar e consolidar conceitos, práticas e sinergias europeias de educação empreendedora (E.E.)", diz-nos Raquel Bontempo, coordenadora do projeto pela ASPEA.

Para Íris Silva, técnica de projetos da ASPEA, este projeto é um desafio e uma oportunidade ótima para «consolidar conhecimentos no âmbito do empreendedorismo», para a esta colaboradora «será uma mais valia partilhar conhecimentos com todos os parceiros envolvidos», que contam com bastante experiencia, no que toca a implementação de projetos desta envergadura.

Este projeto, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ Juventude em acção, visa obter um quadro de práticas ao nível dos programas de educação para o empreendedorismo em diferentes contextos, regionais e locais, almejando a consolidação destas práticas e programas, bem como da sua partilha por parte dos parceiros envolvidos, que vêem o empreendedorismo jovem como uma possível estratégia de criação de valor no seu território.

Promover práticas, modelos e formações em empreendedorismo, no seio de corporações e empresas, faz parte dos objetivos de Entrepreneurship Education: A road to success que tem, ainda, previstas ações de formação para formadores, assentes em métodos e metodologias de Educação Empreendedora centradas nos estudantes do ensino secundário; um concurso Business ideas; melhorar os programas educativos de empreendedorismo existentes; criar plataformas pedagógicas e didácticas e promover a cooperação internacional e o diálogo intercultural com práticas de EE.

Como metas para este projeto estão previstas: ações de formação promover um concurso de ideias business ideas e uma plataforma digital com recursos didácticos e programas educacionais de empreendedorismo.

O projeto Erasmus+ Entrepreneursip Education: A road to success é liderado pela Direção Regional da Juventude dos Açores (DRI), tendo como parceiros estratégicos a ASPEA, a Agência DNA Cascais (DNA), o GesLearning - Educação para o Futuro, o Innovation Training Center (ITC) e, ainda, o Institutul Intercultural Timisoara e a Stara Zagora Regional Economic Development Agency.

jasa kirim mobil