Banner LivingRiver

O projeto LIVINGRIVER resulta de uma candidatura à Ação Chave2 do Programa Erasmus+, setor do Ensino Escolar (KA201), apoiado com a subvenção de 434 701,00€, para o período 2018-2021. Constituído em base de parcerias estratégicas, este projeto é destinado à comunidade escolar mas aberto à população em geral, com os objetivos de:

1. alertar a sociedade para a inevitabilidade de cuidar e proteger os rios e ribeiros, não só pela sua inquestionável importância ambiental e ecológica, mas também pelo seu elevado valor histórico, social e cultural;

2. reforçar as aptidões e competências da população de forma e promover iniciativas que contribuam para a melhoria das condições ambientais, ecológicas e sociais dos rios e dos seus ecossistemas, recorrendo a recursos e ferramentas que se baseiem em investigações científicas para uma ação de ciência cidadã global informada.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da direção nacional da ASPEA, e coordenador do projeto, refere que este projeto é de grande relevância científico-pedagógica, mas também social e cultural, pois os rios e cursos fluviais estão, atualmente, entre os ecossistemas mais degradados do planeta, observando-se uma maior taxa de redução de biodiversidade do que nos ecossistemas terrestres e, ao mesmo tempo, o desaparecimento de vários aspetos culturais e sociais relacionados com os mesmos.

Cuchillo, Espanha
Cuchillo, Espanha (por Aingeru Martinez))

À medida que as necessidades de água aumentam no planeta, em conjunto com o aumento da pressão da densidade populacional e o aumento das atividades socioeconómicas, os ecossistemas fluviais vão continuar a deteriorar-se se não forem tidos em conta compromissos ambientalmente responsáveis e socialmente justos. Tal requer, não só o envolvimento das autoridades e outros agentes públicos, mas também a participação ativa de todos os cidadãos e de todos os agentes sociais e económicos.

O projeto europeu LIVINGRIVER reúne 7 parceiros de 4 países tendo como principal finalidade a produção de conteúdos pedagógicos que ajudem a encontrar soluções face a um problema comum: a degradação da qualidade da água dos ecossistemas ribeirinhos, uma vez que "apenas uma abordagem transnacional poderá dar o valor necessário ao projeto e seus resultados", lê-se na candidatura aprovada.

Para além da ASPEA, o projeto conta com os seguintes parceiros:

Universidade de Coimbra - Portugal;

Universidade Nova de Lisboa - Portugal;

Agentia Metropolita de Brasov Pentru Dezvoltare Durabila Brasov Asociatia - Roménia;

Asociacion para a Defensa Ecolóxica de Galiza - Espanha;

Instituto de Educación Secundaria Ribeira do Louro - Espanha;

Balikesir University - Turquia.

O projeto decorrerá ao longo de 3 anos e propõe a produção de várias ferramentas de aprendizagem e ensino digital destinadas ao uso, por parte de estudantes e comunidades educativas, de forma a criar e analisar dados relativos à saúde e às memórias dos rios e ribeiras. Destas ferramentas farão parte:

Ordunte, Espanha
Ordunte, Espanha (por Aingeru Martinez))

a) o e-book "Life in streams and their riparia";

b) a plataforma web www.livingriver.eu que integrará um ecomuseu virtual, um guia de campo para as atividades de campo e, ainda, vários recursos de comunicação digital, nomeadamente, uma revista digital com artigos de investigação científica e experiências pedagógicas, newsletters, comunicados de imprensa, relatórios e informações sobre os seminários e congressos realizados no âmbito do projeto.

Além dos resultados científicos apresentados é também pretensão do projeto criar um rede de escolas que dinamizem um conjunto de práticas científico-pedagógicas acerca do conhecimento da vida dos rios e a sua proteção, da pesquisa das memórias e do valor social e cultural, envolvendo alunos dos ensinos básico e secundário, centros de investigação, ONG’s que trabalhem na área da ecologia, das ciências ambientais e alterações climáticas, associações de estudantes, famílias, entre outros.

Com o desenvolvimento do projeto espera-se um aumento da consciência relativa à importância dos rios como recurso de vida e bem-estar, desenvolvendo investigações que realcem os efeitos das atividades antropogénicas, de forma a aumentar a consciência pública e melhorar o conhecimento sobre os impactes das atividades humanas nos ecossistemas ribeirinhos definindo, ao mesmo tempo, medidas eficientes para mudar o percurso da sua degradação, é crucial.

Argañeda, Espanha
Argañeda, Espanha (por Aingeru Martinez))

O aumento da sensibilização para a importância das pesquisas científicas também está na mira de LivingRiver que, com isto, pretende aumentar a consciência para o papel central das universidades na criação de conhecimento científico, contribuindo para projetos de ciência cidadã.

Neste projeto alunos e cientistas trabalham em equipa e os estudantes passam a ter um papel preponderante na transmissão do conhecimento, uma vez que, envolvidos neste projeto, deixam de ser meros recetores de conhecimento e passam a ser ‘agentes ativos’ no que toca a transmissão desse conhecimento, respondendo aos desafios da flexibilidade curricular, em fase de implementação por várias escolas do país.

 

Acompanhe o projeto em:

www.livingriver.eu