CARTA DA TERRA

Categoria: Uncategorised Criado em quarta, 27 novembro 2019, 23:53

A Carta da Terra é uma declaração que refere os princípios que se julgam ser fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável para o século XXI, procurando envolver todos os países no sentido de uma interdependência global e da responsabilidade compartilhada pelo bem-estar da família humana e do planeta em geral.

O documento abrange uma visão ética e inclusiva, reconhecendo a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento humano equitativo e a paz como sendo interdependentes e inseparáveis. Esta visão fornece um novo paradigma de pensamento sobre estas temáticas e a forma de abordá-las, resultando num novo conceito mais amplo sobre os elementos que constituem uma comunidade sustentável.

Recentemente, a 40ª Conferência Geral da UNESCO adotou uma resolução que reafirma a importância da Carta da Terra como marco ético para sociedades comprometidas com a justiça ambiental e social, onde os Estados Membros foram incentivados no sentido de utilizarem a Carta da Terra, em particular na implementação da agenda da EDS2030.

A ASPEA, enquanto Ponto Focal da Carta da Terra em Portugal, desenvolve uma série de ações e atividades com o objetivo de divulgar o documento, procurando edificar sinergias junto dos professores e comunidade educativa, no sentido de contribuir para a formação de indivíduos assentes nos princípios e valores da Carta da Terra.

Junte-se à ASPEA e adote a Carta da Terra! Saiba mais em www.earthcharter.org.