Vamos cuidar do Planeta!

banner VCP

 

O projeto Vamos cuidar do planeta! surge de uma candidatura ao Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo Fundo EEAgrants, suportado pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega. A Fundação Calouste Gulbenkiam e a Fundação Bissaya Barreto são as entidades gestoras deste programa.

O objetivo geral do projeto é reforçar a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu Let´s take care of the planet! em Portugal, de uma forma estruturada e em rede. A ASPEA integra a Rede Europeia Let's take care of the planet e, neste âmbito, organizou uma conferência europeia de jovens dos países da rede em 2018, em Portugal. Nesta conferência foram produzidos, pelos jovens, diversos materiais e uma carta de compromisso, que podem ser consultados aqui.

 

cartaz VCP

 

O projeto é coordenado pela ASPEA- Associação Portuguesa de Educação Ambiental, sendo os outros parceiros do projeto: Centre for Collaborative Learning (Inland Norway University), a Assembleia da República, o IPDJ -Instituto Português do Desporto e Juventude e o CJL-Centro de Juventude de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa, a Direção Geral de Educação e 5 Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE).

 Os objetivos específicos do projeto são:

1. Aumentar as ações de sensibilização e formação nas escolas em Educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável.

2. Criar uma rede nacional de escolas “Vamos Cuidar do Planeta!” baseado no projeto internacional do mesmo nome.

3. Fortalecer as capacidades de ação dos jovens aumentando as suas competências de liderança e comunicação.

4. Influenciar as políticas públicas promovendo o envolvimento dos jovens nas decisões políticas.

5. Reforçar a consciência cívica na população em geral na área do desenvolvimento sustentável e da participação cívica, incentivando a adoção de práticas públicas e comportamentos pessoais convergentes com os ODS.

6. Capacitar as entidades parceiras no projeto, identificando as suas necessidades e oferecendo competências técnicas na temática do projeto.

 O projeto tem um orçamento total de 101.202,85 euros e tem uma duração de 30 meses (Abril 2019 – Setembro 2021).

Acompanhe o projeto em:

vamoscuidardoplaneta.wixsite.com/vcdp

EDUCO2CEAN

eduCO2cean definitivo.jpg

 

O projeto EDUCO2CEAN tem como objetivo gerar um modelo pedagógico Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com potencial para ser aplicado em toda a União Europeia, e permitir a comunicação com a sociedade para a importância da pesquisa sobre os impactes e mitigação das mudanças climáticas no mar, com especial ênfase no Oceano Atlântico e no Mar Báltico.
O projeto propõe o desenvolvimento de competências-chave necessárias para a criatividade, melhorar a necessidade de aumentar a consciência sobre a relevância da frente de pesquisa de comunicação sobre as alterações climáticas e a sustentabilidade dos oceanos; e para a promoção do espírito científico empreendedor necessário para a transferência para a sociedade da importância deste conhecimento.

 

Para acompanhar todos os pormenores do Projeto siga-nos nas nossas plataformas digitais:  

 

face      insta      twitter      www      news   youtube

 

 

 

 

 Mais informações aqui.

Guia do Professor/a aqui.

Declaração de interesse e compromisso da escola aqui.

 

 

 Parceiros

 MASTS light ground                 CIÊNCIA VIVA                iesvirxe            

 universidade vigo                     xunta de galicia                LogoCEIPL1


Apoio à Divulgação

BA 30anos 300dpis CMYK         Agr. 1334 Oliveirinha            itap         logojumbo

  logoaeaav vectorizado         logo CMAveiro      Logo nazare        aplm        logo missão beatão      ASA LogoLayer


Apoio Institucional e Financeiro                 Conceção e Execução

EU flag Erasmus vect POS                    Logo ASPEA complerto 0                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quinta Ecológica da Moita

QEM escola da floresta

A Quinta Ecológica da Moita (QEM) surge a partir de um protocolo de parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro (SCMA) e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), com vista à dinamização de atividades de Educação Ambiental na Mata da Moita, suportado por um programa anual de atividades, e ainda contemplando ações no âmbito da limpeza e manutenção de espaços, elaboração de trilhos na natureza, dinamização de aulas na natureza e gestão de espaços, nomeadamente hortas familiares, uma horta comunitária, horta pedagógica, apiário pedagógico, parque de merendas, zona de campismo e turismo rural.

quintaecologicadamoita.org

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

915 660 022

 

Uma iniciativa de:

scma          ASPEA Original

CurtMAR

CurtMAR - Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa
O CurtMAR - Curtas-Metragens Ambientais em Língua Portuguesa, é um projeto educativo concebido e desenvolvido pela ASPEA, em parceria com a Escola Profissional do Alto Minho Interior- EPRAMI e com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho- APLM, através do mecanismo financeiro EEA Grants, promovido pela Direção Geral de Política do Mar- DGPM e que conta com o apoio da escola norueguesa Dettverrfagligekunstinstitutt - DTK.
O Projeto CurtMAR envolve uma equipa de educadores ambientais, cientistas do meio marinho e técnicos da arte audiovisual. Prevê sessões de conhecimento nas escolas secundárias e profissionais, e um Concurso de Curtas Metragens de Animação, ambos com o objetivo de incrementar a Literacia do Oceano, destinadas a alunos, de norte a sul de Portugal Continental, Açores e Madeira. Haverá também partilha de informações com alunos da Noruega por vídeo-conferência.
O projeto CurtMAR, tem como objetivo geral promover a literacia do Oceano: Educar para conhecer, respeitar, valorizar, e empreender no Oceano. Promover simultaneamente, o ambientalismo, cidadania juvenil, a criatividade e a arte audiovisual como forma de expressão, são os seus objetivos complementares.

jasa kirim mobil