Projeto ' A nossa praia' apresentado na III Conferência Europeia de jovens

projecto banner A3 exemplo1 salvar PPT e JPG

Um grupo de alunos da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes de Ilhavo apresentou um projeto, na III Conferência Europeia – Let’s Take Care Of The Planet, realizada em Oeiras

pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Monde Pluriel (ONG Francesa), que têm vindo a desenvolver com base em pesquisas e com o apoio de alguns investigadores da Universidade de Aveiro. O projeto chama-se ‘A nossa praia’.

Este projeto surge da preocupação dos alunos face a alguns problemas que identificam nas suas praias, tais como a erosão costeira, acumulação de resíduos, destruição das dunas ou o desalinhamento das construções. Para estes alunos estes motivos «são mais do que suficiente para os fazer arregaçar as mangas e começar a trabalhar no contexto de uma cidadania ativa e participativa».

Os impulsionadores do projeto A nossa Praia têm como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a necessidade de preservação da praia que é, por todo o grupo, considerada «um local de referência».

Sobre como poderão envolver a população na preservação da praia, estes jovens, já tem traçadas algumas ações de sensibilização, nomeadamente: slogans sobre preservação ambiental, realização de curtas-metragens, entrevistas com cidadãos e posters informativos.

Para os alunos do 9º C (Alexandre, Carina, Catarina, David, Diogo, Gonçalo, Inês, Leonardo, Miguel, Natália, Rafael, Rita, Sara, Sérgio M., Sérgio S., Tânia, Tomás, Vasco) e para a professora que os orienta neste projeto (Dulce Ferreira) o objetivo é claro: «temos de fazer a diferença».

33924246 1672562966192307 8140226051247702016 n