Seminário Building an entrepreneurial mindset through education

Sem Título

Entre os dias 4 e 8 de Fevereiro de 2019 realizou-se o seminário Building an entrepreneurial mindset through education, em Cascais.

Este seminário está enquadrado no Projeto Erasmus + Entrepreneurship Education: a path to success, que se foca na educação para o empreendedorismo. A ASPEA é uma das organizações parceiras do projeto e três dos seus membros participaram no seminário. 

Tendo em conta que o empreendedorismo é central no desenvolvimento sustentável e importante para o crescimento económico, é fundamental promover a aquisição e desenvolvimento de competências empreendedoras entre os jovens.

O seminário permitiu aos diferentes parceiros do projeto partilhar diferentes práticas em educação para o empreendedorismo em diferentes países e identificar critérios de qualidade para programas de educação para o empreendedorismo, entre outros aspetos.

No dia 4 de Fevereiro, foi realizada uma visita dos participantes do seminário à Escola Básica do 1º ciclo e Jardim de Infância Raul Lino, que é um exemplo de boas práticas em relação à educação, com abordagens inovadoras. Nos dias 5 e 6 de Fevereiro, o seminário decorreu no auditório do DNA Cascais, tendo sido moderado por Rodrigo Castro, gestor de projetos no DNA Cascais. Foi no Centro Cultural de Cascais que decorreu o seminário no dia 7 de Fevereiro, e na Casa das Histórias Paula Rego no dia 8 de Fevereiro.

51365385 2268747539837107 2416544262259736576 o

Durante o seminário, houve palestras, oficinas, dinâmicas, networking e outras atividades que permitiram a partilha de experiências e ideias, a divulgação de iniciativas e o estabelecimento de ligações entre diferentes entidades relacionadas com a educação para o empreendedorismo.
Estiveram presentes no seminário oradores de várias empresas e instituições, entre as quais a Mentes Empreendedoras, Direcção Regional da Juventude dos Açores, Territórios Criativos, Innovation Training Center, GesLearning, Junior Achievement Portugal, CDI-Portugal, Universidade Europeia, NOVA SBE e The Inventors. Houve também oradores de outros países da Europa, nomeadamente a Grécia, a Roménia e a Bulgária, que partilharam iniciativas desenvolvidas pelas suas instituições em relação ao empreendedorismo, o que foi muito enriquecedor.

A ASPEA também teve um papel importante no seminário, participando numa mesa redonda com uma partilha de boas práticas educativas para o empreendedorismo, realizada por Raquel Bontempo e a professora convidada Marta Ornelas, e também com uma apresentação realizada por David Silva sobre a ASPEA, as suas atividades, o empreendedorismo verde e a educação ambiental.

51427919 2268749896503538 2889368282639368192 o