Plantabosques 2019

faixa PlantabosquesEm cada mês, a ASPEA organiza uma atividade de voluntariado, para proteger o ambiente, sensibilizar as pessoas no contexto da educação ambiental e também promover o convívio.

Assim, decorreu a atividade do Plantabosques, nos dias 1, 2 e 3 de Março de 2019. O objetivo da atividade era a plantação de árvores nas localidades de Valência de Alcântara (Espanha) e Castelo de Vide (Portugal), em conjunto com voluntários espanhóis, da associação ADENEX, no âmbito do projeto Plantabosques. Este projeto começou há 16 anos, na sequência de um incêndio que devastou a Extremadura, no verão de 2003. A ADENEX iniciou um projeto de voluntariado ambiental em resposta a este acontecimento, com o objetivo de reflorestar a zona da Extremadura. Conseguiram ter um número de participantes sem precedentes e todos os anos, a ASPEA colabora neste projeto.


Assim, a ASPEA reuniu um grupo de 34 participantes que no dia 1 de Março se encontraram à porta do Jardim Zoológico de Lisboa. Partiram, ao fim da tarde, em direcção a Valência de Alcântara, onde ficava o alojamento, o albergue de Santa Maria Guadalupe, e onde já se encontravam os voluntários da ADENEX (no total fomos quase 100 participantes!). No dia 2 de Março, todo o grupo partiu de manhã para a zona de Castelo de Vide, onde se realizaram atividades de plantação de árvores. Primeiro, os participantes receberam instruções de funcionários da ADENEX para plantar as árvores e limpar à volta do sítio de plantação para que outras plantas não impedissem as árvores de crescer. Depois, divididos em grupos de 2 pessoas, receberam uma enxada e um conjunto de pequenas azinheiras para plantarem. Foi uma atividade muito gira e o tempo esteve excelente, com sol e céu limpo. A seguir, houve um piquenique na serra para todos almoçarem e da parte da tarde, foi feito um passeio à vila de Albuquerque, em Espanha. Um dos sítios que visitámos na vila foi o Castelo de Luna, um castelo muito bonito e com uma vista fantástica. Assim, a atividade não foi apenas trabalho, porque também houve espaço para convívio, descanso na natureza e para conhecer sítios novos. Regressámos ao albergue para jantar.


No dia 3 de Março, o último dia, o grupo saiu de manhã e deslocou-se a pé até uma zona de floresta em Valência de Alcântara. Durante a manhã, o grupo dividiu-se para realizar diferentes atividades: poda e rega de árvores plantadas em anos anteriores e plantação de mais árvores. Foi um trabalho muito importante para fazer a manutenção das árvores que já tinham sido plantadas e para reflorestar a zona. A seguir, voltámos ao albergue para o almoço e convívio entre os participantes. Foi feita uma entrega de prémios e a ADENEX anunciou que nesta atividade foram plantadas 2409 árvores. Antes de partir para Lisboa, o grupo da ASPEA fez um pequeno percurso pedestre até Puerto Roque, um miradouro situado numa encosta montanhosa e com uma vista privilegiada para a Serra Fria. Também pudemos observar pinturas rupestres, fósseis e grifos a voar no céu. Foi um momento de comunhão com a natureza, para despedida de Valência de Alcântara. Depois de tirarmos algumas fotografias de grupo, por volta das 15h, regressámos a Lisboa.

 Obrigada!

cllage Plantabosques 2019