Jornadas Arte e Ambiente 2019

banner JAA2019A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) irá realizar as VII Jornadas Art´Ambiente, pela segunda vez, nos Açores e tendo como palco a cidade da Praia da Vitória, durante os dias 7 e 8 de setembro de 2019. 

 

Com a realização deste evento a ASPEA aproveita, também, para convidar a comunidade para conhecer o âmbito de ação desta associação nos Açores. Estas Jornadas contam como patrocínio do Governo Regional dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato e da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Para a sua concretização conta, ainda, com vários parceiros associativos, privados e públicos, bem como, organizações da sociedade civil e voluntários.
Desde 2010 que as Jornadas de Art’Ambiente da ASPEA pretendem constituir uma base importante para um trabalho multidisciplinar, onde se integram experiências e competências anteriores, para posteriormente desenvolverem-se ações de forma mais conscientes e participativas. A crise climática e a perda da biodiversidade que o planeta atravessa apela também, ao uso da criatividade na resolução de problemas e à utilização de novos estímulos na Educação, catalisadores de interações sociais positivas.
A redescoberta e valorização dos recursos naturais, através de perspetivas artísticas, contribuindo para a construção de sociedades ambientalmente responsáveis serão pontos centrais deste evento. A componente socioambiental destas Jornadas irá levar-nos à exploração de temas como: a biodiversidade e o equilíbrio ecológico; os impactes da perda de biodiversidade e das alterações climáticas; a economia circular e a valorização dos produtos locais; a cidadania ativa e ciência cidadã, entre outros.
A proposta das próximas das Jornadas de arte e ambiente pretende resgatar tradições, um fio condutor que nos levou a uma reflexão coletiva sobre o nosso artesanato numa base de responsabilidade social e ambiental, através do trabalho manual que utiliza a matéria-prima natural e uma produção tradicionalmente de caráter familiar.
A relação Homem-Natureza em ecossistemas insulares foi desde sempre um importante vínculo para a evolução da espécie humana e desta forma podem-se encontrar espécies vegetais de rara importância, que foram imprescindíveis para o sucesso de determinadas civilizações.
Pretende-se operacionalizar e focar num conjunto de oficinas com recurso a plantas (ou partes delas) e deixar os participantes refletirem sobre as seguintes questões: Qual o valor das plantas no contexto atual? Como os nossos antepassados as utilizavam? Que futuro nos reserva?

Público-alvo: educadores, professores, técnicos de Educação Ambiental, Organizações Não Governamentais, autarquias, alunos e todos os amantes da natureza e das artes.

Local: Centro de Interpretação Ambiental do Paul da Praia da Vitória

Informações e inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou www.aspea.org
Contactos: 925 980 822 (a partir das 17h00)
PROGRAMA 
Formulário de inscrição aqui