World Rivers Day - Projeto LIFE INVASAQUA

banner dia mundial dos riosA ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental -, em conjunto com a Câmara Municipal de Benavente e no âmbito da celebração mundial World Rivers Day e do Projeto LIFE INVASAQUA, organizou um evento dedicado aos rios no dia 29 de Setembro, no Parque Ribeirinho de Benavente

 

Este evento, o Dia Mundial dos Rios, teve uma grande aderência, com a participação de cerca de 60 pessoas, vindas de vários locais. Foi um dia com sol, passado junto ao rio Sorraia, onde foram realizadas várias atividades, das 10h às 17.30h. 

 

O dia começou com uma receção aos participantes e uma ação de voluntariado ambiental, que consistiu na remoção de jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) das margens do rio Sorraia e na limpeza de lixo das margens do rio. A experiência foi intensa mas revigorante, porque todos contactaram diretamente com o rio e com o jacinto-de-água, que é uma planta aquática exótica invasora, participando ativamente na sua remoção. Esta planta, com origem na América do Sul, foi introduzida pelo homem em Portugal e está a causar efeitos negativos nos ecossistemas de água doce e estuarinos de todo o país, porque cresce muito rápido e provoca a obstrução dos rios, cobrindo totalmente a sua superfície. Isto diminui o fluxo de água e a sua qualidade e prejudica os outros organismos aquáticos, que ficam sem luz e oxigénio. Este problema que é ambiental e económico, uma vez que também afeta a pesca e a captação de água para a agricultura, já tem algum tempo, mas as entidades responsáveis nem sempre priorizam esforços para o combater. Assim, a sensibilização das pessoas para este problema é fundamental para começar a efetuar o controlo do jacinto-de-água. Neste caso, foi controlo físico, muito simples. Foi uma manhã inteira que os voluntários passaram a retirar o jacinto-de-água do rio e a transportá-lo para terra, formando uma linha de montagem, em que todos tiveram o seu papel e colaboraram, até mesmo em canoas. Formou-se um grande monte de jacinto-de-água no exterior, que ficou a secar ao sol. Crianças, pessoas com necessidades especiais, adultos de várias profissões, juntaram-se por uma causa e colaboraram ativamente para a sua concretização. Também foram apanhando lixo que estava nas margens, o qual foi colocado em sacos e encaminhado para a Câmara Municipal de Benavente tratar.

Após esta ação de voluntariado ambiental, todos puderam descansar, fazendo um piquenique “zero resíduos”.  Este piquenique permitiu sensibilizar as pessoas para a boa gestão dos resíduos. Os participantes fizeram um esforço para produzir o menor número possível de resíduos, através da utilização de materiais reutilizáveis. Depois do almoço, formou-se uma roda de conversa e de reflexão sobre a atividade desenvolvida de manhã e que contou com a intervenção de um dos representantes do movimento Juntos pelo Sorraia, que estiveram presentes durante todo o dia. Foi muito interessante e permitiu às pessoas saber mais sobre o rio Sorraia, mas também sobre outras problemáticas relacionadas com os rios atualmente.

Em seguida, foi realizada uma caminhada pela zona adjacente ao rio Sorraia, onde os participantes puderam explorar a biodiversidade e interpretar o ambiente envolvente. Foi um percurso agradável e onde também foram recolhidas algumas canas para a atividade seguinte, que consistiu numa oficina de reutilização criativa de canas. A cana (com o nome científico Arundo donax) é uma espécie exótica invasora em Portugal, mas que pode ser utilizada para fazer objetos como espanta-espíritos, hotéis de insetos e flautas. Com ferramentas e outros adereços, foi possível realizar esta oficina descontraída. Pais e filhos, jovens e adultos curiosos, puseram mãos à obra e conseguiram produzir objetos criativos e trabalhar as canas. O dia terminou assim, com as pessoas de coração cheio.

Na ASPEA consideramos que o Dia Mundial dos Rios foi um sucesso, teve muita participação e foi um passo em frente para sensibilizar as pessoas a cuidar dos rios. Agradecemos a todos a colaboração que mostraram para que este dia corresse o melhor possível. 

 

 

Pode ver aqui algumas fotos do evento!

 

Dia Mundial dos Rios 29set19