ASPEA apoiada pela Forestry Bureau

ForestryBureau

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) recebeu esta semana, no Núcleo de Aveiro, a representante de Taiwan em Lisboa, a Sra. Embª. Vivia Chang, que, em nome do Sr. Diretor do Forestry Bureau de Taiwan, entregou um subsídio de 2.000 dólares,

em resultado de uma candidatura que a associação apresentou à Conservation Division Forestry Bureau para o projeto "S.O.S. Planeta: Educação Ambiental através das Artes" a implementar na Quinta Ecológica da Moita.

Este apoio é concedido a ONGs de Ambiente no âmbito de uma bolsa anual para a conservação da biodiversidade internacional. Este programa apoia projetos como a conservação de espécies ameaçadas, a proteção de habitat, a educação para a conservação entre outros.

Com este apoio, a parceria ASPEA / SCMA no projeto da Quinta Ecológica da Moita (QEM), pretende reforçar o seu trabalho de Educação Ambiental, aproximando as pessoas da natureza, através de atividades pedagógicas com recurso a expressões artísticas e materiais pedagógicos com o conceito de Escola da Floresta.

Com este projeto pretende-se, em geral, valorizar uma área que possui um enorme potencial nas áreas da conservação da natureza, educação ambiental, investigação científica e promover atividades recreativas e de lazer, eventos culturais, para além de contribuir para a publicação de guias locais de flora e fauna e produção de materiais de aprendizagem multimédia. Este projeto tem como objetivos: explorar técnicas e métodos que utilizam a criação artística como um processo de aprendizagem holística e desenvolver estratégias que promovam a conscientização ambiental por meio da arte e de jogos na natureza.

No futuro próximo pretende-se, também, criar um conjunto de serviços que permitam a implementação de uma Escola da Floresta com oferta de atividades lúdicas e pedagógicas num compromisso firme com a conservação da natureza, atividades de Educação Ambiental, comunicação científica e artística.

O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto reforça a importância deste tipo de apoios que sustentam os compromissos dos governos com políticas de conservação da natureza, alterações climáticas e de Educação Ambiental. Neste sentido a ASPEA reconhece e apoia o papel de Taiwan no combate às alterações climáticas sendo importante a partilha das suas experiências nos diferentes contextos e espaços internacionais onde todos deverão ter oportunidades para contribuir nas respostas para o combate às alterações climáticas e à perda da biodiversidade.

Neste encontro foi abordada possibilidade de, no futuro, estabelecer intercâmbio entre organizações e atores do campo da Educação Ambiental, com atividades de formação e partilha de experiências entre Portugal e Taiwan.

A QEM agradece o apoio e promete que continuará com o mesmo empenho e dedicação, tão necessários para alcançar estes objetivos.