ASPEA marca presença na 3ª Conferência Ibérica sobre a Bolota

conf_bolota

A Secretária-Geral da ASPEA Sara Carvalho esteve presente na 3ª Conferência Ibérica sobre a Bolota, que teve lugar em Lousada, nos passados dias 23 e 24 de novembro.

O intuito deste evento era continuar o trabalho de revalorização da bolota na alimentação humana e trouxe perspetivas complementares, desde a perspetiva histórica-arqueológica, científica, económica e sociocultural, com foco na responsabilidade ambiental, na nutrição e na transformação. A conferência foi extremamente enriquecedora contando com oradores, como o Prof. Jorge Paiva, investigadores da Galiza, e a presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, município este que se tem destacado largamente na valorização deste produto local, nomeadamente através de ações de sensibilização junto da restauração, do público escolar e população em geral.

Este evento serviu, igualmente, para uma inauguração simbólica da Confraria Ibérica da Bolota.

Houve oportunidade de se degustar uma grande diversidade de produtos feitos à base deste fruto, como várias iguarias confecionadas por alunos do Curso Profissional de Hotelaria e Turismo, e de se visitar o Carvalhal de Fafe, a maior área de carvalhos da Península Ibérica, com cerca de 2700 ha.

Eventos como este revelam-se, quanto a nós, inspiradores para outras áreas geográficas e outros recursos agroflorestais que valorizam o território como um todo, incluindo a biodiversidade, a cultura e economia locais.

A participação neste evento é considerada como uma mais-valia que poderá ser, em termos de ideias e pontes, um excelente contributo para o Núcleo da ASPEA Bragança, ligada mais a serviços eco sistémicos locais como a castanha, através da sua intervenção no Centro Comunitário de Educação Ambiental de Mós.