Começou a COY15!

coy15

Artigo de opinião, por Ana Sofia Henriques

Decorrerá entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro a 15ª Conference of Youth - COY15 que tem como objetivo promover uma troca, entre jovens, de experiências, conhecimentos e boas práticas em relação às alterações climáticas e as suas soluções.

Esta conferência antecede a COP25 (Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas), inicialmente agendada para o Chile, alterada para Espanha devido aos protestos civis e à crise social que sentidos no país sul-americano.

Os participantes vêm de todo o mundo, como por exemplo Jean-Betrand Mhandu, vindo do Zimbabué, para representar a organização African Youth Initiative on Climate Change.

Na cerimónia de abertura, que ocorreu na Universidad Politécnica de Madrid e foi moderada por dois jovens dedicados à ação climática, notou-se que a crise social vivida no Chile é uma reflexão da crise climática, e ambas são uma expressão da forma como vivemos na Terra; assim como, o facto de ser crucial uma mudança do conceito de “sucesso” e da necessidade de levar a discussão e soluções das alterações climáticas a todos os cidadãos do mundo. Foi também mencionado o papel preparador e enriquecedor das 28 conferências locais que antecederam esta conferência global, em países como a Argentina, o Paraguai, a Alemanha, a Áustria ou a Itália.

Outro tema abordado foi o Acordo de Paris e a forma como a COP25 irá ajudar a preparar a sua aplicação em 2020. Entre os intervenientes, foram proferidas palavras de esperança, coragem e de ação, sendo que o primeiro dia de COY15 não poderia ter sido melhor escolhido, visto que coincidiu com uma "sexta feira do futuro" - no âmbito do movimento Fridays for Future, ideia que nasceu na edição anterior desta mesma conferência - COY14 - e que tem tido um impacto enorme por todo o mundo.