Magusto na aldeia de Parâmio

magusto_paramio

No passado dia 1 de dezembro decorreu na aldeia de Parâmio – Parque Natural de Montesinho - um magusto organizado, em parceria, pela Junta de Freguesia de Parâmio e pelo núcleo de Bragança da ASPEA. Estiveram presentes neste evento cerca de 40 pessoas oriundas das aldeias circundantes, Bragança e Vila Real, num ambiente de confraternização e partilha.

magusto1

A ASPEA Bragança apresentou o plano estratégico que está a delinear para a região, que teve início na aldeia de Mós, em 2017. Este plano, centrado no conceito "Aldeias Centros Comunitários de Educação Ambiental", tem tido um grande sucesso e a ASPEA pretende alargar a sua ação para outras aldeias. Parâmio, Maçãs, Fontes de Transbaceiro e Zeive, um conjunto de 4 aldeias pertencentes à Junta de Freguesia de Parâmio, são as próximas onde se pretende desenvolver atividades de educação ambiental e de promoção do património natural e cultural, envolvendo os seus habitantes e trazendo pessoas a este território cada vez mais despovoado e envelhecido.

magusto3

Foram, também, apresentados os dois folhetos relativos aos dois percuros pedestres interpretativos elaborados e promovidos pela ASPEA Bragança. Um, da aldeia de Mós - "Rota da Ribeira" - e outro da zona de Parâmio - "Rota dos Moinhos do Baceiro".

magusto2

 

 

Após a apresentação da ASPEA Bragança, houve um lanche para todos os participantes, gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia de Parâmio.