ASPEA é convidada para consultora no projeto internacional de gestão de resíduos “OptiWaMag”

optiwamag

A ASPEA foi convidada pela Câmara Municipal de Lousada para integrar o grupo local de trabalho do projeto Interreg Europe "Optimization of waste management in urban spaces and in households - OptiWaMag", tendo ocorrido a primeira sessão colaborativa com vários stakeholders portugueses, no dia 13 de Janeiro.

O OptiWaMag procura a inovação nas políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos. Seis entidades europeias (de Portugal, Suécia, Letónia, Grécia, Hungria e Itália) constituem uma parceria de colaboração inter-regional e interinstitucional para troca de experiências e boas práticas, co-aprendizagem e transferência de conhecimentos. Tal parceria tem como finalidade, no âmbito do projeto, a elaboração de planos de ação regionais que possam vir a melhorar a eficiência do setor dos resíduos.

ptiwamag2

Esta primeira reunião de stakeholders permitiu apresentar o projeto, os seus objetivos e plano de ação, bem como delinear uma estratégia de diagnóstico inicial.

Os trabalhos contaram com 14 representantes de relevantes agentes territoriais do setor dos resíduos, da administração central e local, da academia e da sociedade civil: Agência Portuguesa do Ambiente, Lipor, AmbiSousa, Município de Paredes, Município de Paços de Ferreira, Universidade de Aveiro, Associação BioLiving e ASPEA.

O debate já se debruçou sobre eficiência atual nos sistemas de gestão de resíduos, incluindo o papel da educação ambiental nesta matéria e da ASPEA, com a sua experiência e visão.