Convívio, boa disposição e muitos projetos para 2020

reuniao_convivio

No dia 21 de dezembro decorreu, na sede da ASPEA, em Lisboa, a Reunião dos Órgãos Sociais. A reunião contou também com a presença de elementos dos vários núcleos da Associação e de coordenadores de projetos. Num ambiente de convívio e de boa disposição, trocaram-se ideias sobre os principais projetos e apresentaram-se as diferentes áreas de trabalho em que a ASPEA está envolvida, em jeito de projeção do programa de trabalhos para 2020.

Por forma a que todos pudessem conhecer melhor os diferentes projetos que estão a ser desenvolvidos ou que estão em fase de aprovação, os coordenadores de projetos e/ou de núcleos fizeram breves apresentações de 5 minutos.

reuniao_convivio

Foram apresentados o Projeto Rios, o projeto LIVINGRIVER e o projeto LIFE INVASAQUA, ligados à conservação, preservação e proteção dos rios e das ribeiras. No âmbito destes projetos está a ser desenvolvido um webSIG que permita optimizar a submissão dos dados recolhidos e, ao mesmo tempo, a divulgação das informações mais relevantes no que se refere aos rios e ribeiras abraçados pelos projetos.

No âmbito da conservação florestal, foram apresentados os projetos Youth For Trees e CAREFOREST, ambos financiados pelo ERASMUS+. Os principais objetivos destes projetos são apoiar projetos e atividades relacionados com florestas, árvores e produtos de madeira e desenvolver recursos pedagógicos dedicados à temática das florestas, envolvendo toda a comunidade.

Foram ainda apresentadas algumas "Foto experiências" do Núcleo do Açores, durante o ano de 2019, e a colaboração da ASPEA com a Agência Jovem de Notícias na COY15 e na COP25, parceria que deverá continuar durante o ano de 2020 e que pretende originar a realização da primeira COY local em Portugal.

São muitos os projetos para 2020 e muita a vontade de agir, na certeza que um mundo melhor é possível!