ASPEA é parceira do V Encontro Nacional de Estudantes de Biologia e Geologia

V_ENEBG

A ASPEA é parceira do V Encontro Nacional de Estudantes de Biologia e Geologia que, nesta sua quinta edição, irá ter lugar na Universidade de Aveiro. O evento irá acolher estudantes de todo o país entre os dias 3 e 7 de Abril de 2020.

O evento conta com a participação de alunos do curso “Biologia e Geologia”, presente apenas em Aveiro, Minho e Vila Real, mas é aberto a estudantes de qualquer outra área de formação que estejam interessados no programa e convívio.

O objetivo do encontro passa por criar uma rede de conexão entre os alunos dos vários pontos do país, de modo a facilitar troca de experiências académicas ou profissionais num contexto educativo. Esta edição tem como foco principal o incentivo ao espírito crítico dos jovens para a sua participação em resolução de problemas da atualidade, com especial ênfase nas temáticas de Sustentabilidade, Alterações climáticas globais, Comunicação de ciência, entre outras. Ao criar um ambiente saudável de debate e troca de ideias, o evento pretende dar oportunidade aos jovens de expressar a sua opinião e dúvidas em paralelo com especialistas de várias áreas, fomentando a troca de conhecimento entre a classe jovem e a classe profissional, uma ponte de ligação que muitas vezes é dificultada.

Para além de Joaquim Pinto, Presidente da Associação Nacional de Educação Ambiental (ASPEA), o evento contará com a presença de nomes de prestígio, entre eles Daniel Pinheiro, realizador de documentários de vida selvagem divulgados em plataformas como programas televisivos da SIC, Milene Matos, fundadora da Associação BioLiving e António Silva, investigador na empresa Lusorecursos Portugal Lithium.

Terá incluída também uma visita, conduzida por Nelson Matos, coordenador do Projeto CareForest na ASPEA, à Mata Nacional do Buçaco, espaço candidato a património internacional da UNESCO e gerido pela Fundação Mata do Buçaco. Trata-se de um espaço com representação tanto biológica como geológica, aliada ao seu contexto histórico e de conservação de sucesso.