Chega a fim a 26ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

Jornadas_Encerramento

Nos dias 6, 7 e 8 de Março decorreu a 26ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, as quais constituem um evento representativo da ASPEA, existindo desde 1993. Este ano, foram em Lisboa, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Olivais.

Jornadas_final_foto1

Foram três dias de trabalho intenso mas compensador, em que houve oportunidade de ouvir 2 conferências, 6 comunicações em painel, 23 comunicações orais breves e 11 comunicações sobre recursos pedagógicos. Foram também apresentadas 4 performances artísticas, 8 posters e 7 bancas de projetos e trabalhos. Existiram também 6 oficinas pedagógicas e 4 visitas locais, durante o dia 7 de Março.

Jornadas_final_foto3

Esta edição das Jornadas contou com 255 participantes, de várias regiões do país e de muitas entidades, incluindo escolas, universidades, associações, institutos, empresas e autarquias.

Nas conclusões das Jornadas foi referido que os problemas ambientais são problemas sociais, por isso todas as ações que contribuam para a resolução desses problemas contribuem para combater os sintomas ambientais decorrentes de problemas humanos. É algo de relevo para o tema das Jornadas, que foi a Educação Ambiental como processo (trans)formador para a construção de eco comunidades.

Mais fotografias das Jornadas disponíveis na página do Facebook da ASPEA: Dia 1 | Dia 2 | Dia 3.

Jornadas_final_foto2