Projeto "Nós Propomos!" - uma escola comprometida com a comunidade

Nos_Propomos

Em 2019/20, pelo nono ano consecutivo, desenvolve-se em Portugal o Projeto Nós Propomos! - Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, iniciado em 2011/12 no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa).

O projeto tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local. Constitui o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia (mas aberto à participação de todas as áreas disciplinares) e mobiliza presentemente mais de 50 escolas de todo o país, incluindo das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e cerca de 2700 alunos e professores. Na sua génese, dirigiu-se a alunos e professores do 11º ano de Geografia, onde funcionava o Estudo de Caso, debruçado privilegiadamente sobre problemas regionais, mas progressivamente alargou-se à participação de alunos do 12º ano, de outros níveis e de cursos profissionais e, ainda, a crianças do 1º ciclo – o Projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos.

O Projeto Nós Propomos! já se alargou a outros países: Espanha, Moçambique, Brasil (onde tem uma grande expansão), Perú, Colômbia e México. É o projeto escolar português com maior internacionalização e o de maior expressão internacional no âmbito da educação geográfica (com exceção de Moçambique, só conta com países iberoamericanos). Em 2018, realizou-se no IGOT o I Congresso Iberoamericano Nós Propomos: Geografia, Educação e Sociedade. O II Congresso Iberoamericano Nós Propomos, previsto para o Colégio Pedro II/Rio de Janeiro, julho de 2020, foi adiado para julho de 2021, devido à pandemia.

 

Os alunos são desafiados a discutirem problemas locais
e a apresentarem propostas de resolução

O projeto mobiliza o referido Estudo de Caso, previsto na disciplina de Geografia do 11º ano, debruçado privilegiadamente sobre problemas regionais, para a identificação de desafios locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, autarquias, empresas e associações, para além da Direção-Geral de Educação/Ministério da Educação), com quem são estabelecidos protocolos de cooperação.

De acordo com uma perspetiva construtivista da aprendizagem, os alunos identificam, em pequenos grupos, problemas locais que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência – como a recuperação de um edifício abandonado, a alteração do percurso de um autocarro de transportes públicos ou a compostagem dos restos da comida da cantina escolar. Neste último ano de 2019/20, há, aparentemente, um “Efeito Greta” e os problemas ambientais explodiram nas propostas dos alunos, muito preocupados com as alterações climáticas, a defesas das energias renováveis, a reciclagem ou a mobilidade sustentável.

Sempre que possível, alunos e professores têm uma reunião com técnicos da Câmara Municipal que lhes transmitem as principais orientações e preocupações do Plano Diretor Municipal. Numa iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e do IGOT-ULisboa, foi criada a Rede Internacional de Municípios Nós Propomos!. De resto, a Câmara de Cascais assumiu o Projeto Nós Propomos! como “o” projeto municipal de formação cidadã, que alargou a estabelecimentos prisionais, a uma CERCICA e a uma universidade sénior (onde já tinha funcionado em anos anteriores).

nos-propomos-1

Fotografia 1 – Alunos em trabalho de campo na Sertã

 

No Projeto Nós Propomos!, os alunos realizam trabalho de campo sobre o tema/problema da sua pesquisa (Fotografia 1) e elaboram propostas de resolução do mesmo que, geralmente, apresentam sob a forma de um powerpoint. Esta proposta é partilhada no Seminário Nacional que se realiza no IGOT-ULisboa, no site do projeto - www.nospropomos.igot.ul.pt - e é, depois, partilhado com as comunidades, em particular com as autarquias, parceiros privilegiados do projeto.

Este ano, com crise da pandemia, não se realiza o Seminário Nacional (que contaria com 2200 participantes, no final de abril de 2020). Os alunos vão concluir as suas propostas de trabalho em casa e submetê-las, até 1 de maio, no site do projeto. Mantêm-se o concurso nacional dos melhores projetos e concurso temáticos que apelam a competências diversas dos alunos (fotografia, vídeo, texto, desenho e spot publicitário).

 

Os Encuentros Internacionales Nosotros Proponemos organizados pela Universidade de Castilla-La Mancha e pelo Ayuntamineto de Ciudad Real

Em Espanha, o Nosotros Proponemos passou a ser implementado em 2016/17, numa parceria entre a Facultad de Educación de Ciudad Real da Universidad de Castilla-La Mancha e o Auyntamiento de Ciudad Real, sob a coordenação da Prof. Doutora Mª Angeles Rodriguez. A partir de Ciudad Real, o projeto alargou-se a municípios vizinhos. Por outro lado, o projeto foi assumido pela Facultad de Magisterio y Ciencias de la Educación de la Universidad Católica de Valencia, sob a coordenação do Professor Xosé Manuel Souto e está a ser desenvolvido na Universidad de Córdoba, num total de 2000 alunos em Espanha.

Os Encuentros Internacionales foram, na realidade, precedidos de dois seminários que reuniram professores e alunos de Portugal e Espanha. Em 2017, realizou-se no IGOT um primeiro seminário internacional, no IGOT-ULisboa. Alunos e professores de Ciudad Real deslocaram-se ao IGOT e, de 17 a 19 de fevereiro e, tal como alunos e professores portugueses, partilharam as suas propostas de intervenção no território local. Correspondendo a esta visita, um grupo de alunos, docentes e outros acompanhantes do IGOT-ULisboa deslocou-se a Ciudad Real, à Universidade de Castilla-La Mancha e ao município local onde, no dia 1 de março, os alunos portugueses se deslocaram às escolas dos colegas espanhóis e os docentes partilharam as suas experiências globais do projeto.

Entretanto, o I Encontro Internacional Nós Propomos! realizou-se no dia 3 de maio de 2018, na Universidade de Valência. Participaram alunos e professores de Ciudad Real, de Valência e de Ontinyent, também da Comunidade Valenciana, bem como professores portugueses participantes no projeto. O II Encontro Internacional ocorreu de 4 a 6 de abril de 2019, em Ciudad Real. Participaram alunos, professores e autarcas de Ciudad Real, do município vizinho de Alcázar de S. Juan, de Ontinyent e de Xàbia (Comunidade Valenciana) e, ainda professores e técnicos autárquicos de Portugal.

De 6 a 8 de março de 2020, realizou-se em Portugal o III Encontro Internacional Nós Propomos!, no município de Cascais, por solicitação da Universidade de Castilla La Mancha e do Ayuntamiento de Ciudad Real. Participaram 80 alunos, professores e autarcas deste município, alunos e professores de Xàbia/Valência, bem como técnicos da Câmara Municipal de Cascais e o coordenador do Projeto, do IGOT.

nos-propomos-2

Fotografia 2 – Foto de família, no final da sessão de apresentação das propostas (7 de março)

 

Estava prevista inicialmente a participação de alunos e professores portugueses, mas devido à pandemia do COVID-19 tal não foi possível. Os alunos espanhóis apresentaram interessantes propostas, da reconstrução de um cinema de Xàbia, que mobilizou os alunos da escola diretamente envolvida mas, também, os alunos de escolas vizinhas, a um conjunto de propostas para Ciudad Real, desde a requalificação da estação de caminho de ferro ao fornecimento de informação online sobre os principais monumentos de Ciudad Real. Uma vez mais, foi uma festa de responsabilidade cidadã e de encontro entre atores do projeto no espaço ibério (Fotografia 2.)

O Projeto Nós Propomos! é, cada vez mais, uma rede de universidades, escolas e municípios que dão as mãos entre si para fazerem da escola um espaço de formação crítica e cidadã dos mais jovens, através do seu contributo para a resolução de problemas locais concretos. É esta a nossa proposta, é este um desafio crescentemente assumido por milhares de alunos e professores em três continentes.