Poluição diminui drasticamente devido à Covid-19

Poluição_China_Covi-19

Fonte: NASA

Devido à pandemia da Covid-19 , que está, atualmente, viva nas ruas do nosso planeta, todos aqueles que habitualmente circulavam por essas ruas têm hoje de permanecer fechados em casa para proteger não só a sua, mas a saúde de todos nós. No entanto, uma das notícias que nos tem alegrado e alertado nesta quarentena é o facto de a poluição ter diminuído drasticamente no nosso planeta.

A China, considerada um dos países mais poluentes do mundo, presenciou uma queda nas emissões de dióxido de nitrogénio (libertado por fábricas e veículos) e dióxido de carbono (resultante da incineração de combustíveis fósseis, nomeadamente do carvão) diminuindo, de acordo com o CREA (Center for Research on Energy and Clean Air), 25% a nível nacional.

Em Nova Deli, uma das capitais mais poluídas do mundo, verificou-se uma diminuição de 44% ao nível das PM10 (partículas inaláveis, com um diâmetro inferior a 10 micrómetros que fazem parte do grupo de elementos da poluição atmosférica). Estas são altamente nocivas para a nossa saúde, causadoras de muitas doenças, principalmente respiratórias. Em outras regiões da Índia, como Punjab, a população ficou extremamente surpreendida por conseguirem observar os picos das cordilheiras dos Himalaias, algo que não acontecia há muitos anos.

No norte de Itália, houve uma diminuição das emissões de dióxido de azoto, informação disponibilizada pela ESA (Agência Espacial Europeia), e isto deve-se à redução do tráfego nestes últimos tempos. Estas melhorias têm-se observado por todos os países, como Portugal, que também tem registado reduções da emissão do dióxido de azoto, chegando Lisboa aos 80%.

Apesar dos avanços que se têm observado, existe receio e medo presente em muitos investigadores que anseiam para que, depois do fim da pandemia, não haja uma subida drástica destes níveis.

Concluindo, temos connosco todas as provas que os causadores da destruição do nosso lar somos nós próprios, e por isso devemos aproveitar esta pausa para começarmos a mudar os nossos hábitos, pequenas ações que num todo fornecem benefícios tanto para o planeta Terra como para as nossas vidas.

Texto escrito por Carolina Santos

 

Poluição em Itália antes e durante o bloqueio do coronavírus
Arraste o controlo deslizante pela tela para visualizar os níveis de poluição em janeiro e no início de março.

Made with Flourish