ASPEA apresenta campanha internacional "Caminhando pelos trilhos do mar"

Caminhando_pelos_trilhos_do_mar

Dia 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos e a ASPEA aproveita esta data para apresentar a campanha internacional Caminhando pelos trilhos do mar, na qual colabora, que decorrerá até 30 de junho de 2020. Esta ação consiste na recolha de dados através de quatro formulários:
Mas quanta água consome? - que aborda o tema do consumo de água potável em contexto doméstico;
O que há no frigorífico hoje? - para refletir sobre o seu consumo de alimentos ligados ao mar;
Colocaste a máscara? e Vê onde me colocas! - que propõem uma reflexão sobre o impacte ambiental dos resíduos de plástico.

A ASPEA convida a sociedade portuguesa e, na qualidade de Observador Consultivo da CPLP, alarga este desafio a todos os países de língua portuguesa, de forma a participarem neste projeto de ciência cidadã, apresentado de modo simples e intuitivo. Através da recolha de dados em quatro questionários vamos obter material que vai contribuir para aumentar o nosso conhecimento sobre vários comportamentos relacionados com o ambiente e respetivos problemas, desafios e oportunidades. Adicionalmente, pretende-se compreender a verdadeira perceção e conhecimento da sociedade sobre algumas questões ambientais. Por fim, queremos ajudar a comunidade educativa, em particular, e a comunidade em geral a compreender o contexto científico e socioeconómico dos assuntos abordados.

Qualquer pessoa pode participar nesta recolha de dados acedendo ao site do projeto e preenchendo os questionários, cujos dados são recolhidos de forma anónima.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da direção nacional da ASPEA, reforça que este projeto vem ajudar-nos a entender a importância dos comportamentos individuais, os estilos de vida e a forma como as escolhas diárias que fazemos têm um grande impacte no ambiente, mas também, e em especial, como podem influenciar ecossistemas aparentemente distantes de nós, como são aqueles que fazem parte do Oceano.

O mar, para quem mora longe dele, pode ser algo que está relacionado com férias, sonhos, desejos. Na realidade o mar é o local para onde todas as águas correm e, mais cedo ou mais tarde, chegam, trazendo consigo materiais sólidos, como por exemplo lama, areia, galhos, troncos e resíduos, e líquidos dissolvidos na água, que foram sendo recolhidos ao longo do seu percurso. O Oceano é o nível básico de todas as águas continentais e regula a sua velocidade e capacidade de erosão. É também a principal reserva de água do planeta e regula e condiciona o clima. O Oceano é uma grande reserva de alimentos e matérias-primas, é um local de trabalho, serve de via de transportes e, como já referido, uma fonte de lazer, sonho e inspiração.

A participação de um maior número de pessoas nesta campanha de recolha de dados é fundamental para que o trabalho das organizações que atuam no campo da Educação Ambiental possa contribuir com propostas de atividades sobre a literacia do Oceano, devolvendo à sociedade os contributos da sua colaboração. A ASPEA agradece a todas e todos pelo tempo que possam disponibilizar para responder aos 4 breves questionários que fazem parte desta campanha.


Este é um projeto coordenado por Francesca Alvisi e Silvia Merlino (CNR-ISMAR) e Elisa Baldrighi (CNR-IRBIM); com o apoio de Silvia Mattoni, Francesca Messina e Luca Balletti (CNR - Unità Comunicazione e Relazioni con il Pubblico); em parceria com: CNR-ISMAR, CNR-IRBIM, CNR-ICCOM, CNR-IPCF, INGV, Istituto Salesiano Beata Vergine di San Luca, Fondazione FBK, Trekking Italia - Sezione Emilia Romagna, ASPEA.