ASPEA organizou Webinar sobre Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas: Participar para controlar

Conversas com bom ambiente

No passado dia 15 de julho, a ASPEA organizou um webinar com o intuito de dar a conhecer ao público em geral as espécies exóticas invasoras aquáticas, focando-se nos seus vetores de introdução, nos seus impactos e na importância da participação pública na sua deteção precoce e controlo.

Este webinar foi integrado no ciclo de webinars “Conversas com bom ambiente” da ASPEA e foi organizado no âmbito do projeto LIFE INVASAQUA, no qual a ASPEA é parceira.

As espécies exóticas invasoras (EEI) são espécies não nativas que causam impactos demonstráveis, seja a nível ambiental, social, económico ou de saúde pública. Este webinar focou-se nas espécies de água doce e estuarinas, que são o foco do projeto LIFE INVASAQUA. Este projeto pretende promover a sensibilização e prevenção, na Península Ibérica, em relação às EEI de água doce e sistemas estuarinos.

O webinar foi organizado por duas colaboradoras da ASPEA e contou com os seguintes oradores convidados:

Cada um dos oradores, na sua intervenção, procurou responder a uma questão específica relacionada com as EEI aquáticas: Filipe Ribeiro abordou os vetores de introdução e a importância da deteção precoce, Pedro Anastácio falou sobre os impactos das EEI aquáticas e Jael Palhas partilhou a sua experiência no controlo de EEI através de voluntariado ambiental e da participação pública.

Para este webinar inscreveram-se 189 participantes, dos quais 34% professores, 7% biólogos, 6% técnicos de ambiente, 5% engenheiros, 5% investigadores, 4% estudantes e 39% público em geral, de outros contextos profissionais. Após as apresentações dos oradores, houve espaço para questões e respostas e algumas considerações finais. O webinar foi enriquecedor e permitiu a aprendizagem e partilha de experiências.

Assista a este webinar no canal do Youtube da ASPEA.

Outros materiais relacionados:

 

www.lifeinvasaqua.com

@LifeInvasaqua