Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global

GetUpProject

O projeto Get up and Goals! Global Education Time, financiado pelo programa DEAR – Development Education and Awareness Raising, da Comissão Europeia, disponibiliza os Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, recursos educativos que ganharam forma em quatro publicações nas áreas das Alterações Climáticas, da Igualdade de Género, das Migrações e das Desigualdades Mundiais*.

Estes recursos educativos, elaborados por docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo no âmbito do projeto europeu, procuram propor caminhos de exploração de temas ligados à área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, no âmbito da educação formal, em turmas do Ensino Básico. Apesar de terem sido pensados especificamente para a nova componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, estes recursos podem ser utilizados em diferentes áreas do saber, isoladamente ou em articulação interdisciplinar, tendo em vista a abordagem de whole school approach proposta na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Cada uma das publicações abre com uma introdução teórica ao tema, tendo por base as ideias principais identificadas pela equipa internacional do projeto, sendo feita a ligação da temática aos domínios da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, aos Referenciais de apoio elaborados pela Direção-Geral da Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Após a introdução é apresentada uma proposta didática composta por diversas atividades. Apesar de estas estarem mais direcionadas para o 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, poderão ser utilizadas noutros níveis de ensino, ajustando-se a profundidade de exploração das mesmas.

Acreditando que “os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos” (Ensino Básico e Secundário. Cidadania e Desenvolvimento, 2017, p.2), pretendemos, com estes recursos, servir de inspiração e de apoio a docentes que vejam na educação esta missão de formar para uma cidadania cada vez mais informada, reflexiva, crítica, ativa e responsável.

Recursos disponíveis para download gratuito em https://www.getupandgoals.eu/resources/tlus.

GetUpProject

*- A disponibilizar online durante o mês de outubro.