Conferência Internacional CEI a partir da Irlanda

CEI2021

A Conferência Internacional Caretakers of The Environment International Association (CEI), decorreu, uma vez mais, entre 5 e 9 de julho a partir da Irlanda e, desta vez, em formato online. Este projeto recai sobre uma rede global de professores e alunos do ensino médio que atuam na Educação Ambiental através do empenho de projetos internacionais.

Uma Conferência CEI é realizada anualmente para dar aos alunos e seus professores uma plataforma interativa para compartilhar e realizar projetos sobre temas ambientais, promovendo um espaço de debate acerca de problemas relevantes e atuais e encontrar em conjunto soluções para um futuro mais sustentável. O projeto quer também celebrar o envolvimento e interesse de estudantes jovens e criativos que usam os seus talentos e capacidades para ajudar o ambiente. Para além disso, esta iniciativa serve também como um intercâmbio cultural entre todos os participantes que são, no fundo, jovens ambientalistas distribuídos por todo o mundo.

A ASPEA, atua enquanto representante do projeto em Portugal, colabora com esta rede há 30 anos. Tal como a Irlanda foi este ano o país dinamizador desta conferência, a ASPEA teve também já oportunidade e responsabilidade de o fazer nos anos 1992 e 2015. O empenho neste evento permite um cruzamento de conhecimento, de experiências e apreensões relacionadas com aquilo que se constrói dentro da Educação Ambiental em todo o mundo.

Neste sentido, a Conferência deste ano teve como tema a apresentação e estudo de comunidades sustentáveis que trabalham e colaboram entre si ao nível local e global para um futuro mais sustentável. Desta forma, o programa foi preenchido com Workshops, apresentação de projetos, um Flashmob virtual, reuniões e sessões de esclarecimento para alunos e professores, bem como atividades interculturais e exposições.

Durante estas sessões, a ASPEA teve a oportunidade de se cruzar com diferentes professores oriundos de todo o mundo e apresentar os seus projetos. Foram apresentados e discutidos os projetos “Vamos Cuidar do Planeta!”, o projeto Educoceano, o Projeto Rios e o Projeto Life Invasaqua. Esta foi uma partilha que permitiu o alargamento dos projetos na medida em que foi lançado o desafio aos países presentes para que se associassem aos projetos e os inaugurassem nos seus países com os seus alunos e nas comunidades locais.

Ao mesmo tempo, e uma vez que a ASPEA teve dificuldade em mover alunos portugueses a participarem na iniciativa pelo facto da Conferência ser inteiramente em inglês, a ASPEA foi desafiada a proporcionar encontros internacionais em formato online na tentativa de empoderar os jovens ambientalistas a comunicarem através do inglês e consequentemente a discutirem e partilharem ideias através dos projetos em que estão envolvidos relacionados com a sensibilização e educação ambiental.

Ora, o desafio está lançado e a ASPEA de momento encontra-se a desenhar o plano de projeto para que num futuro próximo sejam promovidos estes debates de exploração e exposição de ideias, em inglês. Consideramos urgente o alargamento da missão da Educação Ambiental ao nível global, provocar o pensamento e a mudança de comportamentos e hábitos que se revelam destrutivos e insuficientes para os recursos naturais que hoje nos são apresentados.

Continuaremos assim a trabalhar e evoluir pois o nosso empenho será sempre o mesmo: a educação ambiental como instrumento para construção de um mundo melhor.

www.caretakers4all.org

 

www.alumnicei.org

@imacei