ASPEA colabora no "Sê -TU” - Sessões de informação e sensibilização

Sê -TU

A ASPEA foi convidada a articular, mais uma vez, com o CLDS 4G Aveiro, no âmbito da atividade “Sê -TU”, a dinamização de “Sessões de informação e sensibilização” nos seguintes temas: "Desenvolvimento pessoal e social – interações com os outros e com o meio"; "A importância do "eu" no contexto ambiental – saúde e bem-estar” e “Desenvolvimento económico e ambiental”, destinadas aos jovens (em situação de insucesso escolar) do 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Eixo, Aveiro.

Foi sugerido aos alunos a visualização do filme OSO - Som e a fúria, de Bernardo Lourenço, com o objetivo de os fazer refletir sobre a importância do meio ambiente e o impacto das alterações climáticas, sobre o valor das profissões ligadas à natureza, tais como biólogos marinhos, agentes florestais, apicultores, agricultores, ente outras, e a necessidade de estarmos atentos à preservação do ambiente. Considerando, ainda, que a relação entre o urbano e o rural é desigual, na medida em que se intersecta com o desenvolvimento económico e social / subsídios económicos, pretendeu-se, igualmente, favorecer a valorização dos lugares a que associamos as identidades dos territórios, as heranças patrimoniais e as tradições.

A sessão terminou com um brainstorming de dicotomias ambientais e muitas sugestões de melhoria. Refletir sobre o que nos rodeia e o que de mais valioso temos, a Natureza. A ASPEA lançou, ainda, um desafio ao Agrupamento Escolar, para realização, por parte dos alunos, de um filme ambiental, com uma duração entre 5 a 10 minutos, sobre a sua freguesia, assentando primordialmente nos costumes, nos valores, na sustentabilidade ambiental e na valorização territorial.