XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

XXVII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

Temos vindo a promover, descentralizadamente, as Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental em Portugal, com periodicidade anual e temáticas diversificadas. Em 2022, Almada será a cidade anfitriã que abraçará este evento. O evento é organizado pela ASPEA, com coorganização e parceria estratégica da Câmara Municipal de Almada e o Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul.

As XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental subordinadas ao tema Educação Ambiental e Cultura Democrática contam com um programa preenchido por diversas conferências magistrais, comunicações orais, oficinas pedagógicas, apresentação de livros e revistas, stands e saídas de campo com ações de intervenção. Nos dias de hoje deparamo-nos com sociedades cada vez mais modernas e diversificadas, obrigando a uma cultura de diálogo por parte de todas as instituições democráticas e seus intervenientes, nomeadamente os cidadãos.

Através das presentes Jornadas Pedagógicas procuraremos responder a diversas questões, nomeadamente “Em que tipo de sociedade viverão os nossos jovens no que diz respeito ao apoio à tomada de decisão?”, “Estarão os nossos jovens preparados, por exemplo, para a discussão da localização de uma nova unidade industrial?”, “Estarão os nossos jovens dotados de informação credível sobre como defender o impacto das emissões nos ecossistemas ribeirinhos?”, “Que consequências imediatas no estilo de vida de um jovem pode representar a adesão a um movimento de desperdício zero?”, “Qual a importância de ser uma voz ativa e ser parte da solução?", “Será importante conseguir a neutralidade de carbono na UE até 2050?”.

A inscrição nas Jornadas deverá ser efetuada através do seguinte link e constitui um ato de pré-reserva, sendo confirmada após o pagamento da taxa de inscrição. Com a confirmação, os participantes receberão um e-mail para que se possam inscrever nas várias atividades e oficinas. O valor pago inclui as refeições (almoço e jantar de dia 9 de abril e almoço de dia 10 de abril) e a participação em todas as atividades.

Os participantes das Jornadas Pedagógicas terão, também, a oportunidade de apresentar uma comunicação oral breve ou apresentar um recurso pedagógico. Para tal, deverão manifestar esse interesse no formulário de inscrição.

No que se refere a transporte, a ASPEA disponibiliza um autocarro para que os participantes possam chegar a Almada de forma mais cómoda e prática, bem como regressar do evento. O autocarro parte do Porto dia 8 de abril, às 9h00. Conhece o percurso e horários.

Consulta o programa das XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental e vem debater connoscos, estas e outras questões, de 8 a 10 de abril, na bela cidade de Almada! Contamos contigo! Podes consultar todas as restantes informações sobre as XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, aqui.