Décima Primeira Conferência de Jovens sobre Alterações Climáticas

not1
A COY11 (Décima Primeira Conferência  de Jovens sobre Alterações Climáticas) que aconteceu durante três dias (26, 27 e 28 de novembro), foi uma das mais importantes dos últimos tempos, já que é um evento que antecede a COP21 (Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas).
 
Mas também porque foi a maior Conferência de Jovens de todos os tempos, reunindo participantes de todos os pontos do mundo na cidade de Paris e também com conferências locais paralelas que aconteceram noutras cidades do mundo. A COY11 em Paris foi organizadas por 6 ONGs juvenis da França (Avenir Climatique, Cimates, French Scouting Federation, REFEDD, Movimento “We are ready Now!” e YOUNGO) e contou com o apoio de 55 voluntários para a logística, tradução, alimentação, entre outros e mais 35 organizações aliadas em todo o mundo. A COY11 contou com milhares de participantes durante os três dias de evento, que ocorreu no Parque de Exposições de Villepinte Nord.
Dentro desse cenário aconteceram mais de 400 atividades entre painéis, cursos, reuniões, mostras e exposições em stands, grupos de trabalho, espaços para produção de materiais e manifestações artísticas de diferentes tipos: danças, teatro, música, circo etc.)
Na edição de 2015 também foi proposto o “Manifesto da COY” (em inglês e francês), um documento que representa a mensagem da juventude global para a COP21. O documento buscou incluir as opiniões da maior quantidade de jovens do mundo, que participaram de consultas on-line, discussões em grupos de trabalho temáticos (direitos humanos, educação, energia, direitos ambientais, produção sustentável de alimentos, adaptação, conservação e inclusão da juventude) e reuniões por grupos  regionais, por exemplo, uma reunião entre jovens latinos. O manifesto diz querer mostrar que “os jovens são conscientes dos limites que o nosso modelo de sociedade tem e por isso estão dispostos a fazer uma quebra de paradigma, orientado por uma sociedade mais sustentável”.
O Manifesto está a ser divulgado por todas as organizações juvenis que pretendam assinar o documento. A ideia é que seja um documento inclusivo e amplo, levando em conta as diferentes posições, expectativas e esperanças dos jovens de todo o mundo.
Neste evento puderam participar 2 representantes da ASPEA que terão a oportunidade partilhar em ações futuras com os jovens portugueses as dinâmicas e os resultados das diferentes iniciativas.
Texto adaptado de: Jhoanna Cinfuentes e Evelyn Araripe, Agência Jovem de Notícias
 
IMG 5643 red